Graus Musicais – Explicando as Notas dentro de uma Escala

Tempo de leitura: 3 minutos

Graus Musicais são atribuições que usamos para definir a posição de uma nota em relação à uma escala diatônica. Muitas vezes confundida com funções harmônicas, os graus musicais se diferem por serem atribuições de sonoridade baseadas no posicionamento de notas individuais.

Tomando a escala de Dó maior em ordem crescente, por exemplo:

Notas da escala de Dó

A partir dessas notas, marcamos os graus com números Romanos:

Graus Musicais na Escala de Dó Maior

Observando-se cada grau dessa escala, podemos atribuir nomes com base do posicionamento, definimos cada grau como:

I – Tônica

A tônica é o grau musical relacionado à nota da escala, da mesma forma que a função tônica, o grau tônico possui uma sonoridade de relaxamento no contexto da escala diatônica.

Na escala de Dó maior, a tônica será certamente a nota Dó.

Graus Musicais - Tônica

II – Supertônica

Supertônica é o grau associado à segunda nota da escala. Ao analisar esses conceitos sobre a escala de Dó maior, a nota subdominante será, portanto, a nota Ré.

Graus Musicais - Supertônica

III – Mediante

O terceiro grau da escala representa uma nota que fica entre a tônica e a dominante, dessa forma, nada mais apropriado que chamá-la de mediante.

Graus Musicais - Mediante

IV – Subdominante

O quarto grau é chamado de subdominante, da mesma forma, a função harmônica obtida no acorde de quarto grau também é subdominante. O sub, nesse caso, indica que a nota está abaixo da dominante, que está no grau V.

Graus Musicais - Subdominante

V- Dominante

O grau dominante corresponde à quinta nota da escala diatônica. Embora a função dominante gere a sensação de tensão e urgência, quando falamos em graus melódicos, o quinto grau não possui o mesmo efeito.

Graus Musicais - Dominante

VI – Superdominante

Também chamada de submediante ou sobredominante, é o nome dado a nota posicionada no sexto grau de uma escala diatônica.

Graus Musicais - Superdominante

VII – Sensível ou subtônica

Aqui está o grau fundamental para a funcionalidade harmônica das escalas diatônicas. Se trata do grau VII, também chamado de sensível ou subtônica. Esses nomes, porém, se aplicam a situações muito específicas, a saber:

Sensível

O sétimo grau é chamado de sensível quando a nota em questão estiver a um semitom decrescente de distância da tônica. Observando a escala de Dó maior, a nota si pode ser chamada se sensível, pois estabelece essa relação intervalar com a tônica.

 Sensível

O grau sensível possui sonoridade tensa, isso porque a nota soa afastada da tônica ao passo que também está a um semitom de distância da tônica oitavada. Dessa forma, ouvir uma sensível sobre uma escala qualquer nos soa como um som dissonante e que urge em resolução.

É também a nota que, junto com o quarto grau, formam o trítono que, nos acordes dominantes, estruturam toda funcionalidade harmônica da música

Subtônica

Nome dado às notas que estão a um tom decrescente da tônica da escala. No caso da escala de Dó menor primitiva, o sétimo grau, ocupado pela nota Sib, enfim, será chamado de subtônica.

Subtônica

Conclusão

Conhecer os nomes empregados para definir graus musicais e harmônicos é importante para que se consiga entender textos mais técnicos. Para mais aprendizados musicais, siga aqui no nosso site.

6 Comentários


  1. Muito boa a tua explicação.
    Continue o trabalho.
    Uma dica: numere as postagens. Serve para uma referência; assim como os graus da escala.

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    1. Oi, obrigado pela sujestão.
      Realmente os artigos ficam perdidos assim em lista.
      Vou tentar organizar em tópicos para facilitar a navegação.

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  2. muito bom eu estou leno, parabéns. Vc vende livros, como aprender tocar teclado.

    Responder

    1. Oi, estou montando um curso online que disponibilizarei em breve no canal e no site.

      Responder

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