Tempo de leitura: 3 minutos
Graus Musicais são atribuições que usamos para definir a posição de uma nota em relação à uma escala diatônica. Muitas vezes confundida com funções harmônicas, os graus musicais se diferem por serem atribuições de sonoridade baseadas no posicionamento de notas individuais.
Tomando a escala de Dó maior em ordem crescente, por exemplo:
A partir dessas notas, marcamos os graus com números Romanos:
Observando-se cada grau dessa escala, podemos atribuir nomes com base do posicionamento, definimos cada grau como:
I – Tônica
A tônica é o grau musical relacionado à nota da escala, da mesma forma que a função tônica, o grau tônico possui uma sonoridade de relaxamento no contexto da escala diatônica.
Na escala de Dó maior, a tônica será certamente a nota Dó.
II – Supertônica
Supertônica é o grau associado à segunda nota da escala. Ao analisar esses conceitos sobre a escala de Dó maior, a nota subdominante será, portanto, a nota Ré.
III – Mediante
O terceiro grau da escala representa uma nota que fica entre a tônica e a dominante, dessa forma, nada mais apropriado que chamá-la de mediante.
IV – Subdominante
O quarto grau é chamado de subdominante, da mesma forma, a função harmônica obtida no acorde de quarto grau também é subdominante. O sub, nesse caso, indica que a nota está abaixo da dominante, que está no grau V.
V- Dominante
O grau dominante corresponde à quinta nota da escala diatônica. Embora a função dominante gere a sensação de tensão e urgência, quando falamos em graus melódicos, o quinto grau não possui o mesmo efeito.
VI – Superdominante
Também chamada de submediante ou sobredominante, é o nome dado a nota posicionada no sexto grau de uma escala diatônica.
VII – Sensível ou subtônica
Aqui está o grau fundamental para a funcionalidade harmônica das escalas diatônicas. Se trata do grau VII, também chamado de sensível ou subtônica. Esses nomes, porém, se aplicam a situações muito específicas, a saber:
Sensível
O sétimo grau é chamado de sensível quando a nota em questão estiver a um semitom decrescente de distância da tônica. Observando a escala de Dó maior, a nota si pode ser chamada se sensível, pois estabelece essa relação intervalar com a tônica.
O grau sensível possui sonoridade tensa, isso porque a nota soa afastada da tônica ao passo que também está a um semitom de distância da tônica oitavada. Dessa forma, ouvir uma sensível sobre uma escala qualquer nos soa como um som dissonante e que urge em resolução.
É também a nota que, junto com o quarto grau, formam o trítono que, nos acordes dominantes, estruturam toda funcionalidade harmônica da música
Subtônica
Nome dado às notas que estão a um tom decrescente da tônica da escala. No caso da escala de Dó menor primitiva, o sétimo grau, ocupado pela nota Sib, enfim, será chamado de subtônica.
Conclusão
Conhecer os nomes empregados para definir graus musicais e harmônicos é importante para que se consiga entender textos mais técnicos. Para mais aprendizados musicais, siga aqui no nosso site.
Link permanente
Muito boa a tua explicação.
Continue o trabalho.
Uma dica: numere as postagens. Serve para uma referência; assim como os graus da escala.
Link permanente
Oi, obrigado pela sujestão.
Realmente os artigos ficam perdidos assim em lista.
Vou tentar organizar em tópicos para facilitar a navegação.
Link permanente
Site ótimo. Parabéns!
Link permanente
Muito Obrigado 😀
Link permanente
muito bom eu estou leno, parabéns. Vc vende livros, como aprender tocar teclado.
Link permanente
Oi, estou montando um curso online que disponibilizarei em breve no canal e no site.