Considerações Sobre Trilhas Sonoras

Tempo de leitura: 7 minutos

Neste texto, falaremos sobre Trilhas Sonoras. O que são, a história e todo processo detalhado de construção de trilhas para teatro, cinema e outras mídias como vídeo game.

Em resumo, podemos dizer que trilha sonora é uma forma de construção musical que funciona como um elemento de criação de cenário, construção de identidade de personagem, ou mesmo indicadores psicológicos. A trilha sonora é, portanto, um dos elementos mais importantes na construção de projetos artísticos voltados para as artes cênicas e audiovisuais.

Por que Usamos Trilhas Sonoras

Por mais que sejamos inclinados a ter a visão como sentido mais importante para captar percepções sobre o mundo, os estímulos sonoros decorrentes de uma trilha sonora bem elaborada tendem a oferecer um sentido mais amplo das sensações que a obra se propõe evocar nos espectadores, oferecendo um contexto mais amplo à construção visual da cena. Uma pessoa parada diante de uma janela pode representar muitas coisas em uma cena, uma trilha sonora adequada oferece o sentido para as lacunas que a apresentação visual não pode oferecer.

Veja como a cena a seguir pode receber diferentes conotações a depender da trilha sonora adotada:

Veja também que a ausência de trilha sonora tira o peso de uma cena que naturalmente traria impacto:

Principais Usos das Trilhas Sonoras em Peças Cênicas e Audiovisuais

O som em cena muitas vezes é negligenciado pelos produtores iniciantes e mesmo o público mais leigo, porém trata-se de um artifício muito poderoso em qualquer peça cênica e audiovisual. Boa captação dos sons gravados em cena e uma composição apropriada para a construção da história é fundamental para filmes e séries, no teatro, o bom uso de trilhas em cena pode elevar muito a qualidade final de um espetáculo. As trilhas sonoras podem possuir funções diversas dentro de um a história, tais como:

Construção de Cenários

Muitas vezes, podemos identificar características culturais e geográficas de uma história a partir do tipo de trilha sonora adotada. A música produzida em cada região do mundo possui características próprias, o uso dessas características específicas podem dar o tempero ideal para a construção de uma narrativa.

Este último, apesar de ser um clipe musical, se enquadra bem em como uma música traz muitos elementos culturais e estéticos de um país ou região.

Marcar a Presença de personagens

Enfatizar Estados de Espírito e Emoções

Entendido de forma geral o propósito de trilhas sonoras, discorreremos sobre os aspectos mais técnicos e teóricos acerca dos sons na cena.

Trilhas Diegéticas e Não Diegéticas

Em se tratando de construções cênicas e audiovisuais, o som e a música sempre foram muito fundamentais, sendo que para entender o som empregado nesses projetos é necessário que se saiba o que é Diegese.

Diegese

A palavra diegese vem do grego e tem por significado o ato de narrar histórias, seja no teatro, cinema ou literatura, ou seja as construções que compõem a realidade dos personagens e o mundo interno da história.

Observe essa cena:

Observe que não faria sentido haver uma chuva do lado interno da casa, porém, para a história essa cena tem total sentido na construção da psique da personagem. Dessa forma, podemos intuir que a diegese não diz somente aos elementos sonoros na construção de uma trama dramática, mas de todos os meios possíveis para se contar uma história.

Como este texto tem enfoque nos aspectos auditivos da diegese, apresentaremos a seguir algumas categorias diegéticas dos sons e trilhas em produções cênicas e audiovisuais.

Sons Diegéticos

Podemos classificar sons como tudo que se é ouvido, desde os sons da ambiência, ruídos e trilha. Sons diegéticos são os sons que fazem parte do ambiente da trama, ou seja, podem ser ouvidos pelos personagens em cena.

Perceba que nos dois exemplos acima, todos os sons constroem a ambiência do lugar onde os personagens estão, dessa forma, consideramos esses sons como diegéticos.

Trilhas Sonoras Diegéticas

Da mesma maneira que os sons diegéticos estão dentro da cena, ou seja, não estão fora de alcance dos personagens, um artifício bastante interessante no tocante às trilhas sonoras é o uso de músicas que são tocadas dentro da cena, de forma que, tanto os personagens quanto o público podem ouvir. Esse recurso é muito usado quando se quer gerar uma conexão mais próxima entre personagem e público.

Trilhas Sonoras ouvidas dentro da cena são chamadas de Trilhas Diegéticas.

Esse tipo de recurso também é bastante usado em filmes com temática musical, onde os personagens músicos executam a trilha na cena.

Note que na cena acima há um momento em que os sons da bateria ficam mudos, este elemento juntamente com os focos enfatizam a concentração do personagem em acertar os tempos no prato. Nesse trecho específico podemos dizer que a trilha se torna meta diegética. Discorreremos detalhadamente sobre essa categoria mais adiante.

Dentro dessa categoria, ainda podemos salientar duas sub categorias de sons diegéticos a depender de como esses sons são produzidos:

Sons Diegéticos Síncronos:

Quando os sons naturais da cena são captados no momento da gravação:

Sons Diegéticos Assíncronos:

Quando se coloca o som da ambiência na pós produção:

Para dar maior fidelidade a esse recurso de gravação, há uma técnica de gravação muito curiosa. O foley é uma técnica de gravação de sons que simulam os sons que seriam ouvidos naturalmente pelos atores.

Trilhas Sonoras Não Diegéticas

É mais comum o uso de trilhas sonoras não diegéticas em peças audiovisuais, pois esse recurso permite maior liberdade de composição de cenas e de momentos dramáticos. Trilhas sonoras não diegéticas são aquelas que compõem a cena de forma externa, ou seja, sem que os personagens consigam ouvir.

Trilhas Sonoras Meta Diegéticas

Nessa categoria se enquadram trilhas que trazem à tona uma manifestação da psique de um personagem, como delírios, confusões ou mesmo concentração, como pudemos ver no trecho do filme Whiplash: Em Busca da Perfeição apresentado acima.

Acredita-se que o primeiro uso de sons meta diegéticos se deu no filme Blackmail, ou Chantagem e Confissão, como título em português, de Alfred Hitchcock, lançado em 1929. Há um trecho em que Alice, a personagem principal, fica traumatizada após matar um homem para se defender de um ataque.

No trecho abaixo, para destacar esse trauma, a personagem começa a ouvir a palavra faca sendo repetida na sua mente ao ouvir outros personagens.

Neste post apresentamos os conceitos iniciais de como funcionam as trilhas sonoras para peças audiovisuais e cênicas. Para ampliar seus conhecimentos, sugiro que acompanhe nossos canais, porque a Escola de Música On é o melhor lugar para se aprender música!

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