Armaduras de Clave – O que São e Como Usá-las

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Armaduras de Clave são estruturas criadas com a finalidade de indicar a tonalidade de uma composição de forma mais prática. Colocadas no início da partitura, as armaduras de clave indicam quais notas devem ser sustenidas ou bemóis, com exceção de que se haja um bequadro antes da nota que seria alterada em um compasso.

Neste post, traremos para a notação musical tudo que já foi exposto em uma postagem anterior, cujo tema central era Escala Musical. Inclusive, é altamente recomendável que se tenha alguma noção de escalas musicais para se entender o uso de armaduras de clave nas partituras.

Como já sabemos, o sistema temperado de afinação é composto por doze notas fixas que se repetem a cada oitava, dobrando suas respectivas frequências na medida em que progredimos para regiões mais agudas, ou reduzindo pela metade na medida em que tocamos em oitavas mais graves.

Dentre essas doze notas, sete são chamadas de notas naturais, ou seja, notas que possuem afinação sem alteração, sendo que o modelo padrão de escala é a de Dó maior.

Vale ressaltar que alterações são relativas, ou seja, uma nota sustenida ou bemol pode ser natural em determinadas tonalidades, sendo, portanto a nota “natural” uma alteração nesse contexto.

Armadura Padrão – Dó Maior ou Lá Menor

Observe a escala de Dó natural sendo aplicada no teclado e na partitura.

Notas da Escala de Dó

Perceba que não tocamos as teclas pretas na escala de Dó maior, também não há nenhum registro de Sustenido (#) ou bemol (b) na partitura. Ou seja, na escala de Dó temos a primeira armadura de clave sem nenhuma alteração.

Dividindo essa escala em duas partes, encontramos dois tetracordes:

Tetracorde Escala de C - Armaduras de Clave

Esses tetracordes são separados pela distância de um tom, e possuem o mesmo padrão:

Vale lembrar que esse padrão intervalar se adequa perfeitamente à escala menor de Lá, o famoso modo Eólio, sendo que, para se executar as escalas menores harmônicas e melódicas, é preciso usar alterações avulsas à da armadura de clave.

Desse modo, temos a primeira armadura de clave, sem alterações, que podemos usar nas tonalidades de Dó Maior ou Lá Menor:

Armaduras de Clave com Sustenidos (#)

01- Sol Maior ou Mi Menor

Montando uma escala maior a partir do segundo tetracorde da escala de Dó, teremos:

Armaduras de Clave Escala de Sol

Observe que nesta escala, para adequação dos padrões intervalares, foi necessário elevar o sétimo grau em um semitom, ou seja, essa escala possui a nota Fá#.

Dessa forma, a armadura da tonalidade de Sol, ou Mi menor será:

Perceba que elevar o sétimo grau é uma regra em armaduras de clave com sustenidos na estrutura, isso porque é fundamental que o sétimo grau forme intervalo de semitom em relação à tônica, ou seja, o sétimo grau deve ser sensível.

02- Ré Maior ou Si Menor

Tomando o segundo tetracorde de Sol, podemos observar:

Tetracorde Escala de Ré

Perceba que novamente precisamos elevar o sétimo grau em um semitom para adequar essa escala ao padrão de intervalos da escala maior.

A armadura de Ré maior ou Si menor terá, portanto, 2 sustenidos, Fá sustenido e a elevação da sétima, Re#:

03- Lá Maior ou Fá# Menor:

Tomando agora o segundo tetracorde de Ré, teremos:

A escala de Lá maior possui três sustenidos, sendo esses, Fá#, Dó# e Sol#, este último é a elevação do sétimo grau.

A armadura de Lá é compostas pelos sustenidos em Fá, Dó e Sol, a sensível:

04- Mi Maior ou Dó# Menor:

Seguindo a lógica de formação de tetracordes, tomemos o segundo tetracorde de Lá, formando, então, a escala de Mi maior:

A escala de Mi maior possui quatro sustenidos, sendo eles, Fá#, Dó#, Sol# e Ré#, este último correspondente à sensível da escala.

A representação da armadura de Mi maior ou Dó# menor é:

Armaduras de Clave Mi maior

05- Si Maior ou Sol# Menor:

Na escala de Si maior temos todos os sustenidos anteriores somados à elevação do sétimo grau, Lá, conforme podemos ver na estrutura de tetracordes:

Em resumo, temos:

Portanto, a armadura de clave de Si maior ou Sol# menor é:

Armaduras de Clave - Si Maior

06- Fá# Maior Natural ou Ré# Menor Natural:

Seguindo adiante, formando escala a partir do segundo tetracorde de Si maior:

Observando de forma plana, teremos:

Dessa forma, a armadura de clave de Fá# maior ou Ré# menor é:

Armaduras de Clave Fá# Maior

07- Dó# Maior Natural ou Lá# Menor Natural:

Por fim, a escala de Dó# maior e Lá# menor possuem todas as notas sustenidas.

As notas sustenidas em ordem, portanto, são:

Sendo assim, a armadura de clave da tonalidade de Dó# menor ou Lá# é representada da seguinte forma:

Armaduras de Clave Dó# Maior

Macetes para Reconhecer Armaduras de Clave com Sustenidos

Neste texto, fizemos questão de enfatizar que acrescentamos sustenidos ao elevar a sétima em relação às tonalidades vizinhas anteriores. Deste modo, podemos reconhecer uma armadura de clave a partir da última alteração colocada na pauta.

Armaduras de Clave com bemóis

Geralmente associadas à tonalidades bemol. Nessas armaduras de clave, as alterações têm a função de reduzir o quarto grau da escala em um semitom, adequando-se assim o intervalo de semitom entre o terceiro e o quarto grau da escala maior natural.

Para encontrar a tônica da tonalidade vizinha a que se deseja formar os tetracordes, basta encontrar uma nota uma quarta justa acima da tonalidade anterior, conforme se vê na figura abaixo:

Armaduras de Clave com Bemóis

Entendido o conceito, passemos a analisar as armaduras de clave com bemóis em suas respectivas estruturas.

01- Fá Maior Natural ou Ré Menor Natural:

Conforme apresentamos na explicação acima, a tonalidade de Fá Maior natural, e sua relativa, Ré menor natural possui um bemol na nota Si, isso porque há a necessidade de se reduzir em um semitom o quarto grau da escala para que se adeque ao padrão intervalar das escalas maiores.

Organizando de forma plana:

Temos, portanto, na armadura de Fá Maior natural ou Ré menor natural a nota Sib:

02- Si Bemol Maior Natural ou sol Menor Natural:

Ao montarmos a estrutura de tetracordes a partir do quarto grau da escala de Fá:

Perceba que é necessário reduzir em um semitom o quarto grau para adequação à estrutura da escala maior natural.

Sendo assim, a armadura de clave de Sib maior natural ou Sol menor natural é:

03- Mib Maior Natural ou Dó Menor Natural:

Tomando o quarto grau da escala anterior, e, montando os tetracordes, temos:

Portanto, a escala, e consequentemente a tonalidade de Mib maior natural ou Dó menor natural, possuem três bemóis, sendo estes localizados nas notas Si, Mi e Lá.

Dessa forma, a armadura de Mib maior ou Dó menor é representada da seguinte forma:

04- Lá Bemol Maior Natural ou Fá Menor Natural:

Dando prosseguimento à nossa linha de raciocínio, temos a escala formada a partir do quarto grau da escala apresentada anteriormente:

Observando essa escala de forma plana:

Entendida as alterações da escala, observe a armadura de clave de Láb Maior natural ou Fá menor natural:

05- Ré Bemol Natural ou Sib Menor Natural

Montando a escala no padrão dos tetracordes a partir do quarto grau da escala anterior, teremos:

Esta escala possui Sib, Mib, Láb, Réb e Solb.

Agora que já sabemos as notas com bemóis, apresentamos a armadura da tonalidade de Réb maior natural ou Si bemol menor natural. Vale lembrar que a tonalidade de Réb maior é enarmônica à tonalidade de Dó# maior.

06- Sol Bemol Maior Natural ou Mib Menor Natural:

Dando sequência à nossa linha de raciocínio, temos a formação dos tetracordes a partir de Solb.

A escala de Solb Maior possui as notas Si, Mi, Lá, Ré, Sol e Dó reduzidas em um semitom.

Perceba que a escala acima é enarmônica à de Fá# Maior, sendo que, no sistema temperado de afinação, é basicamente uma alternativa com alterações invertidas. Observe a armadura de Sol bemol maior ou Mi bemol menor.

07- Dó Bemol Maior Natural ou Lá Bemol Menor Natural:

Por fim, a escala que contém todas as notas bemóis, Dó bemol maior natural.

Perceba que tal qual a armadura de Ré bemol e Sol bemol, a estrutura de Dó bemol possui correspondentes enarmônicos, sendo esta a tonalidade de Si maior natural.

Enfim, a armadura de Dó bemol maior natural ou Lá bemol menor natural:

Como Reconhecer Armaduras de Clave com Bemóis

Da mesma forma que existem macetes para se memorizar as armaduras de clave com sustenidos, há uma maneira simples de se identificar armaduras de claves com bemóis. Basta pensar na nota uma quarta justa abaixo do último bemol da estrutura, ou, mais simples, pensar em uma nota uma quinta justa acima.

No caso de armaduras de clave com mais de um bemol, basta associar a tonalidade à última nota em que se está registrado o bemol.

A partir destas informações, você tem todas as ferramentas para compreender as armaduras de claves, bem como identificá-las em uma partitura.

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