O que São Acordes #1 – Tríades os Acordes mais Elementares

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Chamamos de acordes a classificação dada a blocos sonoros com três ou mais notas que se relacionam entre si por grau de consonância. Essa definição, no entanto, é muito complexa. Neste post traremos os princípios fundamentais para você entender tudo sobre acordes. Vamos por partes.

Para que se possa classificar um bloco sonoro como acorde, é necessário que se forme por, no mínimo, três notas musicais distintas. Isso se dá porque as três notas fornecem as informações mínimas necessárias para uma classificação. Esses acordes mais simples são as tríades.

As tríades são montadas a partir de uma nota (Tônica), que dá nome ao acorde. Se temos um acorde de Lá, por exemplo, a tônica desse acorde será também a nota Lá.

A tônica de um acorde, de modo geral, será a nota mais grave, indicada pelas linhas de baixo.

Acordes, de forma geral, são representados em uma música por meio das Cifras, que são basicamente letras que representam cada acorde, a saber:

Saber a letra que representa cada acorde é fundamental para se ler e escrever cifras. Entretanto, deve-se ter em mente que as letras representam unicamente a estrutura base do acorde. Portanto, para se ter domínio dessa linguagem é necessário entender que os códigos de representação de acordes incluem diversos símbolos que atribuem classificações às letras.

Há várias classificações possíveis de acordes. Cada classificação possui sonoridade característica.

É um pouco distante comentar as sensações sonoras produzidas por acordes em texto, mas procurarei dar descrições mais gerais com áudios exemplificando.

Classificação de Acordes

Tríades Maiores (M)

Acordes maiores possuem sonoridade equilibrada, culturalmente são associados a tríades que soam “felizes”. Quando não há nenhum sinal após a letra da cifra, subentende-se que o acorde em questão é maior.

Progressão: C – F – G – C

A tabela abaixo informa as notas que formam cada tríade maior.

Acordes maiores

Tríades Menores (m)

Os acordes menores, por sua vez, possuem uma sonoridade mais fechada, sendo associados a acordes com sonoridade “triste”. Para se representar acordes em cifras, costuma-se colocar “m” minúsculo após a letra da cifra.

Progressão: Cm – Fm – Gm – Cm

Na tabela abaixo temos as notas que formam cada acorde menor.

Formação de todos os acordes menores

Tríades Diminutas (Dim)

Acordes diminutos são mais fechados, soam como algo frio e sombrio.

Progressão: Cdim – Fdim – Gdim – Cdim

Abaixo, temos a relação das notas que compõem cada tríade diminuta.

Formação dos acorde diminutos

Tríades Aumentadas (+)

Tríades aumentadas são acordes que tem a sonoridade ainda mais aberta que os acordes maiores. Soa como um acorde “quente”.

Progressão: C+ – F+ – G+ – C+
Acordes aumantadas

Tríades Sus2 e Sus4

Acordes sus possuem sonoridade indefinida, soam como algo impreciso.

Progressão: Csus2 – Fsus2 – Gsus2 – Csus2
Formação dos Acordes Sus2
Progressão: Csus4 – Fsus4 – Gsus4 – Csus4
Formação dos acordes sus4

É comum haver diversidade de acordes dentro de um arranjo musical, os mais comuns são os acordes maiores e menores. Outras variedades, contudo, são comumente usadas em arranjos mais sofisticados. No geral, podemos dizer que músicas que contém mais acordes menores, tendem a soar mais tristes e reflexivas, enquanto as músicas que contém a maioria dos acordes maiores tendem a ser mais brilhantes e alegres. A definição dos acordes, entretanto, depende da estrutura de formação de cada tipo de acorde.

Formação de Acordes

As variedades possíveis de acordes são formadas a partir da tônica usando intervalos musicais específicos para cada modalidade, essa sobreposição de intervalos funciona como um molde em que se encaixam os acordes a partir da tônica.

Intervalos Musicais

Intervalos Musicais são distâncias calculadas entre duas notas. Em suma, podemos aferir distâncias entre duas notas quaisquer, mas, por razões óbvias, focaremos nos intervalos usados na formação das tríades.

Há duas maneiras de se calcular a distância entre duas notas. A mais simples é contar as notas entre uma nota e outra. Por exemplo, a distância entre Dó e Sol, numa mesma oitava será uma 5ª.

A distância entre Dó e Sol é de uma quinta

Esse tipo de contagem, entretanto, não é precisa, pois os intervalos possuem classificações como intervalos maiores, menores, justos, aumentados e diminutos. Para se medir intervalos dessa forma, é necessário saber quantos tons e semitons as duas notas distam.

A distância entre Dó e sol calculando as notas

A imagem acima mostra que se contarmos todas as teclas incluindo Dó e Sol, temos oito notas musicais, o que significa que contamos sete semitons a partir de Dó para se alcançar a nota Sol. Como cada Tom corresponde a distância de dois semitons, podemos dizer que a distância entre Dó e sol é de 3 tons e 1 semitom, relativa a um Quinta Justa.

A leitura do post sobre intervalos é muito importante para entender a formação, não só de tríades, mas de acordes no geral. Por ora, neste post,vamos focar apenas nos intervalos fundamentais para construir as tríades maiores e menores. Falaremos dos outros tipos de acordes em postagens futuras.

Para exemplificar a distância de cada intervalo, vamos fazer a medição de todas as distâncias a partir da nota Dó.

Intervalo de Terça Menor

O intervalo de terça menor corresponde à distância de 1 tom e um semitom entre duas notas.

Intervalo de terça menor no teclado

Intervalo de Terça Maior

A distância de dois tons entre duas notas corresponde ao intervalo de terça maior. Note como esse intervalo é mais brilhante que a terça menor.

Intervalo de terça maior

Intervalo de Quinta Justa

O intervalo de quinta justa é equivalente à distância de 3 tons e 1 semitom entre duas notas.

Intervalo de quinta justa no teclado a partir da nota Dó

A partir dos intervalos citados acima, temos material suficiente para montar qualquer tríade maior ou menor, segundo os moldes de intervalos contidos em cada tipo de acorde.

Tríades Maiores

As tríades maiores são compostas pela tônica. A partir dela, calculamos uma terça maior, seguida por um intervalo de terça menor calculado a partir da segunda nota do acorde.

Formação de uma tríade maior
Tríade de CM
Acorde de C no teclado

Tríades Menores

Tríades menores são compostas pela sobreposição de uma terça menor sobre a tônica e uma terça maior a partir da segunda nota.

Formação de uma tríade menor
Tríade de Cm
Acorde de Cm no teclado

Perceba que tanto a tríade maior quanto a menor possuem a nota Sol em sua formação, que está a distância de uma quinta justa em relação à tônica. Nesse caso, as tríades maiores e menores são formadas pela tônica, seguida de uma terça e uma quinta em suas respectivas formações. Esse padrão sempre se repetirá, mudando apenas as notas dos acordes, as distâncias intervalares permanecem inalteradas. Veja, por exemplo a formação dos acordes de D e Dm

Sabendo todas essas informações, estude em casa. Procure montar todas as tríades maiores e menores no seu instrumento, procurando sempre colocar essas informações na prática musical, pesquisando cifras simples para estudar.

Trataremos de tríades sus em um post futuro porque, para explicá-los de forma satisfatória, é necessário entrar em alguns aspectos de tétrades.

Falaremos mais sobre acordes em posts futuros, mantenha-se antenado neste site para novas atualizações. Tire suas dúvida ou dê sugestões na nossa aba de comentários. Teremos imenso prazer em responder suas perguntas. porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.

5 Comentários





    1. As bases do conhecimento de qualquer instrumento é o ouvido e a percepção rítmica. Talvez seja um bom caminho para vc trabalhar, depois é só aplicar no instrumento.

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