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Os baixos do acordeon são agrupamentos de botões localizados na extremidade esquerda da sanfona. Esse mecanismo de botões costuma assustar bastante os estudantes iniciantes, pois são muitos botões dispostos no instrumento de forma aleatória sendo que não há como distingui-los visualmente. Entendendo que essa dificuldade inicial intimida muitos entusiastas do instrumento, escrevi este post para desmistificar as funções e como entender melhor a baixaria da sanfona.
O acordeon é um instrumento com uma curva de aprendizado relativamente longa, isso porque demanda a coordenação das mãos em movimentos muito diferentes. Precisamos tocar o teclado juntamente com os botões do baixo. Tudo isso com o abrir e fechar do fole, que transporta o ar para as válvulas. O estudo dessa coordenação, portanto, deve preceder as informações teóricas mais aprofundadas.
Porém, antes de coordenarmos as mãos é necessário saber os fundamentos do instrumento. Saber A localização das notas no teclado e como funciona os baixos do acordeon, isso porque não há como produzir música sem esses fundamentos.
O teclado da sanfona é semelhante às teclas do piano, portanto possuem a mesma lógica na localização das notas, formação de acordes e desenhos melódicos.
O que há de exclusivo no acordeon é a baixaria, os botões que são tocados com a mão esquerda. A grande dificuldade de tocar a baixaria, além da grande quantidade de botões, é que, ao contrário do teclado, não podemos ver os baixos enquanto estamos tocando. Dessa forma, o único sentido que usamos para tocar e identificar as notas no baixo é o tato coordenando a memória de movimento.
Neste artigo, explicaremos como funciona essa complexa estrutura de botões para que você possa dar seus primeiros passos na sanfona.
Disposição dos Baixos do Acordeon
A figura acima mostra a estrutura de baixos de uma sanfona de 140 baixos. À primeira vista, os botões parecem se organizar de forma caótica na caixa harmônica esquerda, porém com uma olhar mais atento, podemos observar alguns padrões reconhecíveis.
Perceba que podemos separar os botões em até sete colunas horizontais numeradas de 0 a 6, sendo que cada coluna possuirá a mesma quantidade de botões.
Também podemos dividir a baixaria em fileiras dispostas diagonalmente no instrumento. Cada fileira possuindo até sete botões. Essas fileiras são a referência que usamos para identificar as notas na baixaria, visto que cada uma faz referência a uma nota específica, e cada coluna representa maneiras diferentes de aplicar essa nota em um acompanhamento.
As Fileiras da Baixaria
Para demonstrarmos as diferentes maneiras de combinar uma nota em uma fileira dá baixaria, é necessário mostrá-la em sanfonas de 120 e 140 baixos, pois nesses modelos podemos observar o maior número de combinações de botões possível.
Acordeon de 120 Baixos
A sanfona de 120 baixos é a mais usada por músicos profissionais, ela tem bastante recursos e é excelente para demonstração das fileiras dos baixos.
Ao isolar uma fileira da baixaria, podemos observar com mais clareza a disposição dos botões, bem como a função de cada um. Os números acima representam a coluna em que cada botão está.
Observe que os botões da fileira são contados da esquerda para a direita, sendo que a segunda coluna há uma marca em forma de “X”. Essas marcas destacam certos botões dos demais, de forma que, com o tato, podemos identificá-los facilmente.
A fileira central escolhida nesta imagem representa a nota Dó. Temos portanto:
Perceba que todos os botões da fileira, com exceção do primeiro, são representações de Dó tanto como nota quanto como acorde. Sabendo disso, podemos concluir que as mudanças de acorde na baixaria são feiras em movimentos verticais.
Para entendermos melhor a organização das notas nos baixos, é necessário entender a função de cada coluna, discorreremos sobre elas nos próximos tópicos.
Para se entendermos os próximos tópicos, entretanto, é necessário que o leitor esteja familiarizado com os intervalos musicais e acordes. Caso não esteja, recomendo fortemente a leitura do link clicando aqui.
Por ser a fileira mais importante, falaremos primeiramente da segunda coluna.
2ª Coluna – A fundamental
Fundamental é a nota principal da formação de qualquer acorde. A fundamental da baixaria está localizada na segunda coluna e é a nota principal da fileira.
A depender do acordeon, podemos encontrar três botões marcados de forma que nos possibilite identificá-los dos demais botões com o tato. Esses botões funcionam como pontos de referência nos quais nos localizaremos
A nota marcada no centro representa a nota Dó, a nota marcada na parte superior é a nota Mi e a nota marcada na parte inferior é a nota Láb.
Note que as notas marcadas estão à distância de três botões. Esse padrão foi pensado de forma a atender a anatomia da mão, visto que os dedos mais usados na baixaria são o indicador, médio e anelar. Esses dedos, além de executar as notas, mapeiam a baixaria, localizando-se por meio dos botões marcados:
As demais notas no baixo são:
As notas da segunda coluna organizam-se na baixaria de forma que há intervalos de 4ª Justa formados entre dois botões se pensarmos neles em movimento para baixo.
Podemos ainda observar que na medida em que tocamos botões posicionados acima, tocamos intervalos de 5ª Justa, isso porque 4ª Justa e 5ª Justa são intervalos invertidos.
A razão pela qual as notas fundamentais são dispostas dessa forma, tem ligação com os graus harmônicos mais importantes do campo harmônico maior.
Tomando a nota Dó como referência, no campo harmônico de Dó maior, podemos constatar que a nota Fá encontra-se no botão abaixo, da mesma forma que a nota Sol é encontrada acima. Essas notas representam os graus I (fundamental), IV (subdominante) e V (Dominante). Dessa forma, podemos tocar os graus mais importantes da baixaria sem fazer muito esforço. Nos tópicos seguintes ficará clara a importância de as notas estarem dispostas dessa forma.
1ª Coluna – O contrabaixo ou Contracanto
Observe a imagem:
Como pudemos observar na figura acima, a partir da segunda coluna todos os botões têm relação com a nota Dó. O botão correspondente à primeira coluna, entretanto, representa a nota Mi.
O botão localizado na primeira coluna é o contrabaixo maior. Trata-se de uma nota que está a uma terça maior ascendente da fundamental. O uso deste botão é um excelente artifício para as levadas rítmicas com mão esquerda que tenham relação com acordes maiores. Isso porque o intervalo de terça maior, que se consiste no intervalo de dois tons entre duas notas, é característico de acordes maiores.
Vale ressaltar ainda que a partir da terceira coluna, todos os botões representam acordes. Dessa forma, as colunas da fundamental e dos contrabaixos são responsáveis pelos movimentos melódicos na baixaria.
Essas são as notas da primeira e da segunda coluna nos baixos do acordeon:
Levando em conta os intervalos formados pelas notas das duas primeiras colunas:
Lembrando que, tanto na primeira quanto na segunda coluna, abaixando os botões, encontramos intervalos de 4ª Justa. Para encontrarmos intervalos de 5ª Justa, basta mover as mãos para botões superiores.
Conhecer esses intervalos é fundamental para tocar os baixos.
3ª Coluna
Os botões da terceira coluna representam os acordes maiores, mais especificamente as tríades maiores. Tríades são acordes compostos por três notas distintas.
O acorde maior possui a mesma fundamental da segunda coluna de forma que pode se tocar o botão da segunda e terceira coluna da mesma fileira.
Perceba que a partir da terceira coluna, apresentamos a representação de cifras ao invés de notas, caso haja alguma dúvida em relação às cifras, recomendo a leitura deste post.
4ª Coluna
A quarta coluna da baixaria representa acordes menores.
5ª Coluna
A quinta coluna representa acordes com sétima, sendo, portanto, a primeira coluna que representa uma tétrade. Acordes com sétima são muito usados em acordes dominantes.
6ª Coluna
A sexta coluna da baixaria é muito usada quando se quer tocar acordes diminutos, porém defini-la únicamente como a coluna dos diminutos é um erro recorrente em materiais de ensino do instrumento. Isso porque as notas acionadas com esse botão são, a fundamental, terça menor e sexta maior. Tomando como exemplo a fileira de Dó, e colocando as notas produzidas pela sexta coluna em um teclado poderemos visualizar melhor o acorde produzido.
Observe que, no caso da fileira de Dó, temos as seguintes notas: a fundamental representada pela nota Dó, a terça menor, ocupada pela nota Mib e a sexta menor, que é a nota Lá. Esse conjunto de notas é ambíguo, podendo, dessa forma, representar dois tipos de acordes distintos a depender da nota que se acrescenta a essa formação.
- Diminutos: As tétrades diminutas são formadas pela sucessão de três intervalos de terça menor a partir de uma fundamental. Por conseguinte, acrescentando a nota Solb na mão direita, obteremos uma tétrade diminuta.
- Tétrades m6: As tétrades menores com 6ª são obtidas, portanto, quando se toca um acorde menor na mão direita acompanhado pelo botão da sexta coluna da baixaria.
Por fim, convencionamos representar a sexta coluna da baixaria como ambas possibilidades, conforme a figura abaixo.
Acordeon de 140 baixos
As sanfonas de 120 baixos são bem mais comuns, possuindo os recursos mostrados acima, porém há também as sanfonas de 140 baixos que possuem uma coluna a mais que os de 120 baixos.
Na imagem acima temos um modelo de acordeon de 140 baixos, a coluna em verde representa os botões exclusivos desse tipo de sanfona, configurando a coluna de número zero.
A coluna zero representa o contrabaixo menor, uma nota uma terça menor acima da altura da fundamental.
Da mesma forma que o usamos o contrabaixo maior para acordes maiores maiores, podemos tocar o contracanto menor para levadas menores.
Portanto, apesar de ser um modelo raro no mercado, sanfonas de 140 baixos são excepcionais, pois tornam a baixaria mais acessível para todos tipos de acordes.
Há ainda muito o que falar sobre os baixos do acordeon, mas faremos isso em postagens futuras.
Obrigado.
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Excelente materia!
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Obrigado 😀
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Excelente conteúdo. Bem explicativo. Obrigado!
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Muito obrigado! Estamos sempre tentando fornecer o melhor conteúdo para nossos leitores. 😀
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Ajuda muito eu um amador consegui entender e muito bem. Obrigado. Joaquim. Lisboa
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Muito obrigado pelo comentário! Quero trabalhar mais nesse projeto de ensinar!
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Bom dia, gratidão… ótimo material sobre escalas musicais e campos harmônicos !! Muito obrigado.
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Muito Obrigado!!