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Escalas são estruturas que fundamentam a construção de melodias e acordes na música tonal. Conhecê-las é, portanto, importantíssimo para que se entenda os padrões usados na construção de qualquer arranjo tonal.
Sabemos que em cada oitava há doze notas distintas, sendo sete delas são naturais e cinco notas que representam exclusivamente sustenidos ou bemóis. Dessa forma, combinando diferentes padrões de intervalos musicais entre as notas dentro da oitava, podemos construir inúmeras escalas, sendo possível, inclusive, replicá-las a partir de todas as notas.
Se contarmos somente as grandes escalas, que são a maior natural, menor harmônica e menor melódica teríamos 36 escalas para se memorizar ao longo do instrumento, sem contar nas diversas variações usadas na construção de outros formatos de escalas.
Em instrumentos de corda como violão pode até não ser tão difícil memorizar, visto que nesses instrumentos, os shapes de movimento são basicamente os mesmos para cada tipo de escala, o que já não ocorre com instrumentos como o piano, em que o desenho de cada escala muda de acordo com o tom.
Assim mesmo, para qualquer músico que se preze, é fundamental conhecer as notas contidas em cada escala, até porque, em níveis mais avançados, precisamos conhecer as notas contidas nas escalas para fazer alterações sobre elas.
As escalas, sob esse ponto de vista, são moldes de intervalos aplicáveis a partir de qualquer nota musical. A partir desse molde, podemos montar qualquer escala, mesmo sem conhecer o desenho dela no instrumento, somente por conhecer os intervalos que montam determinado tipo de escala.
Neste post, portanto, iremos apresentar os moldes das escalas mais usadas.
Escalas Maiores
Para se ter uma boa referência dos intervalos adotados em uma escala, peguemos como exemplo a escala de C.
Perceba que na escala de Dó não há nenhuma nota bemol ou sustenida, dessa forma, é fácil observar os intervalos de tom e semitom entre as notas citadas. Sendo assim, vamos calcular os intervalos entre as notas dessa escala.
As letras T na figura acima representam a distância de um Tom e as letras St, um semitom. Portanto, o molde intervalar da escala maior é Tom,Tom, Semitom,Tom,Tom, Tom e Semitom.
Entre Dó e Ré, temos a distância de um Tom, entre Ré e Mi, temos também um Tom, entre Mi e Fá, um Semitom, entre Fá e Sol, um tom, entre Sol e Lá, um Tom e entre Lá e Si, um tom. A distância entre Si, a última nota da escala, e Dó, a primeira nota da escala uma oitava acima é de um semitom.
Intervalos formados com a tônica
Podemos ainda reconhecer uma escala a partir dos intervalos que as notas da escala formam com a tônica.
Perceba que todos os intervalos formados com a tônica são maiores ou justos, ou seja, a partir da tônica podemos escolher as notas que formam intervalos de segunda maior, terça maior, quarta justa, quinta justa, sexta maior e sétima maior.
Organizando esse padrão intervalar a partir de cada nota teremos as seguintes escalas maiores.
Escala Menor Natural ou Primitiva
As escalas menores são oriundas do sexto grau da escala maior. Se temos como base a escala de Dó, o sexto grau em questão é Lá, portanto, ao tocar as mesmas notas da escala de Dó a partir de Lá, teremos o modo eólio, a escala de Lá menor natural.
Se transpormos esse padrão intervalar para Dó, obteremos a seguinte escala:
Desse modo, a escala menor natural ou primitiva é formada pelos intervalos de Tom, Semitom,Tom, Tom, Semitom, Tom e Tom.
Intervalos formados com a Tônica
Agora, pensando nos intervalos que as notas da escala fazem em relação à tônica teremos:
Assim sendo, os intervalos formados entre as notas da escala menor natural e a sua respectiva tônica são, segunda menor, terça menor, quarta justa, quinta justa, sexta menor e sétima menor.
Organizando todas as escalas menores naturais temos:
Escalas Menores Harmônicas
A escala menor surge da necessidade de se adaptar a sétima da escala menor natural, elevando-a um semitom. A escala menor natural possui sétima menor, elevando-a um semitom, teremos uma sétima maior.
Intervalos Formados com a Tônica
Organizando os padrões intervalares da escala menor harmônica a partir de todas as notas, teremos:
Escalas Menores Melódicas
A escala menor melódica, por sua vez, possui sexta e sétima maior, sendo muito parecida com a escala maior natural, diferenciando-se apenas pela terça menor.
INTERVALOS FORMADOS COM A TÔNICA
Finalmente, organizando os padrões intervalares da escala menor melódica a partir de todas as notas, teremos:
Para estudos detalhados sobre escalas musicais, mantenha-se antenado neste site. Qualquer dúvida, entre em contato conosco na aba de comentários. Será um prazer responder suas perguntas. Porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.