Como são usadas as notas Mi Sustenido, Fáb, Si# e Dób

Tempo de leitura: 4 minutos

As notas Mi sustenido, Fá bemol, Si sustenido e Dó bemol são polêmicas para estudantes de música iniciantes. Nesse texto eu explicarei como o uso delas é necessário para a compreensão das escalas e da harmonia funcional.

Notas Musicais

Como já sabemos, as notas musicais adotadas nos sistemas de afinação modernos são:

As sete notas musicais da escala de Dó

Cada nota é a representação de uma frequência sonora distinta. Essas frequências, contudo, dobram na medida em que tocamos notas em oitavas mais agudas.

Há ainda, em meio às notas naturais, frequências intermediárias que podem ser observadas nas teclas pretas do teclado e nas casas em branco no braço do violão abaixo.

Notas naturais no braço do violão sem acidentes
Observe que há casas em que não há nenhuma nota grafada. Essas casas representam notas intermediárias
Perceba também que no teclado, as notas naturais são grafadas nas teclas brancas entretanto, há também as teclas pretas que representam as tais notas intermediárias. Observe que, tanto entre Mi e Fá, quanto entre Si e Dó não há nota intermediária, nem no teclado nem nos instrumentos de corda.

Chamamos essas notas intermediárias de Sustenidos ou bemóis, de forma que:

Sustenido:

Notas Sustenidas (#) representam frequências um semitom acima da sua altura original. Portanto, sempre que tocarmos um Dó#, estaremos executando uma nota Dó um semitom mais agudo.

Acidentes sustenidos
Mi Sustenido e Si Sustenido Existem!
acidentes sustenidos
Mi sustenido e Si sustenido existem!
Observe que as notas Fá e Dó podem ser consideradas Mi# e Si# respectivamente. Isso se dá porque, as duas notas em questão também estão meio tom acima das notas anteriores. A explicação mais complexa é que, a depender do contexto harmônico em que uma nota estiver inserida, ela pode assumir outros nomes.

Nessa mesma lógica, a nota Fá, que é natural, pode aparecer em um arranjo como um Mi#, visto que Fá está a um semitom mais agudo que a nota Mi. O mesmo vale para a nota Dó que, por estar um semitom mais aguda que a nota Si, também pode representar um Si#.

Bemol

Notas Bemóis, por conseguinte, estão um semitom mais grave que as suas respectivas alturas originais.

Notas bemol
Da mesma forma que Fá pode assumir o nome de Mi#, a nota Mi pode ser chamada, a depender do contexto, de Fá bemol e Si de Dó bemol.
Acidentes Bemol

Observando a figuras acima, podemos observar que as notas Mi e Si podem aparecer como Fáb e Dób, respectivamente. Isso porque essas notas representam frequências naturais um semitom abaixo de suas respectivas alturas.

Notas Musicais nas Escalas Maiores

No post em que falamos sobre as Escalas Musicais, esclarecemos que a formação de qualquer escala baseia-se em uma série de notas organizadas de forma a compor um padrão de intervalos a partir de uma fundamental. Em escalas diatônicas, é comum que as distâncias entre notas vizinhas seja de tons e semitons, conforme o exemplo abaixo.

Na figura acima, temos a representação dos intervalos formados entre as notas da escala de Dó maior. Para transpormos essa escala para qualquer tonalidade, portanto, é necessário aplicar o molde de intervalo à nota em que estará a tônica da escala.

Dessa forma, as escalas maiores formadas a partir de todas nas notas serão:

notas como Mi sustenido, Mi#, Fáb, Si# e Dób, são usadas a depender da escala em que se estiver trabalhando.

Analisemos agora algumas escalas para entender o uso das notas Mi#, Fáb, Si# e Dób.

Escala de Dó# Maior:

Nota Mi Sustenido Mi# na Escala de Dó#

Observe que nessa escala há, tanto a nota Mi#, quanto a nota Si#. Isso porque na escala de Dó#, todas as notasserão sutenidas.

Conhecer os fundamentos da formação das escalas e nomenclatura de notas é fundamental compreendermos as estruturas melódicas e harmônicas de um arranjo musical.

Enarmonia na Formação de Acordes

Sabemos que cada escala diatônica forma um campo harmônico.

No exemplo abaixo, temos os acordes que formam o campo harmônico de C# Maior.

Acordes do campo harmônico de C#
Mi sustenido é uma nota que compõe acordes desse campo harmônico.

Observando o primeiro grau do campo harmônico de C#, podemos comprovar o uso das notas Mi# e Si# na formação do acorde.

Mi# Mi Sustenido no acorde de C#7M

Conhecendo a formação dos acordes maiores, sabemos que entre a tônica e a segunda nota do acorde há um intervalo de terça maior. Esse intervalo compreende a distância de dois tons entre duas notas, porém, enarmonicamente, só pode haver distância de terça entre as notas Dó e Mi. Tomando-se Mi# como Fá, teríamos o intervalo de 4ª Diminuta.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *