Tons Vizinhos – O que são? Explicação Completa Aqui

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Tons vizinhos são tonalidades próximas em relação ao número de alterações que possuem em suas respectivas notas. Neste post trataremos de tonalidades musicais, bem como o registro delas nas armaduras de clave, portanto, é altamente recomendável a leitura dos posts em que tratamos destes temas.

A escala padrão para a análise harmônica e melódica é a escala de Dó maior natural, que possui todas as notas sem alteração, conforme podemos ver na figura abaixo:

Perceba que a escala de Dó maior natural não possui notas sustenidas ou bemóis, dessa forma, o registro da armadura da tonalidade de Dó não possui nenhuma alteração.

Vale lembrar que o termo alteração, neste caso, faz menção ao registro de sustenidos e bemóis. Alterações musicais stricto sensu dizem respeito a notas que estão fora da afinação natural da escala usada na composição, dessa forma, o contexto melódico e harmônico é fundamental para determinarmos se uma nota é ou não alterada.

Ciclo das Quintas:

O ciclo das quintas é uma estrutura em que se organizam as tonalidades, estando estas à distância de uma quinta justa em relação à nota seguinte em sentido horário, ao passo que, em sentido anti horário, o intervalo é invertido, portanto, uma quarta justa.

lembrando que o intervalo de quinta justa se configura na distância de 3 tons e 1 semitom entre duas notas, e o intervalo de quarta justa corresponde a dois tons e um semitom de distância entre duas notas:

Tons Vizinhos intervalo de quarta justa e quinta justa

Observe uma representação do ciclo das quintas:

Tons vizinhos são basicamente as tonalidades que ladeiam cada tom do ciclo, um exemplo claro são os vizinhos de Dó, que são as tonalidades de Fá e de Sol, conforme podemos ver no ciclo. Neste post, explicaremos este conceito, bem como apresentaremos detalhadamente os vizinhos de cada tonalidade. Para tal, é altamente recomendável que o leitor saiba identificar armaduras de clave.

Vale lembrar, entretanto, que nos movimentaremos em sentido horário no ciclo das quintas para estudarmos os tons vizinhos em tonalidades com sustenidos, e em sentido anti horário no caso das tonalidades com bemóis.

Vale lembrar, entretanto, que nos movimentaremos em sentido horário no ciclo das quintas para estudarmos os tons vizinhos em tonalidades com sustenidos, e em sentido anti horário no caso das tonalidades com bemóis.

Antes de prosseguirmos, é importante destacar que, ao observarmos a parte inferior do ciclo das quintas, podemos constatar que há tonalidades enarmônicas como Dó# e Réb, Fá# e Solb, e Si e Dób; entretanto é importante ressaltar que fora da afinação temperada, enarmônicos como Dó# e Solb, não são necessariamente vizinhos entre si.

Tons Vizinhos de Dó Maior

A tonalidade de Dó maior e, consequentemente de sua relativa, Lá menor natural, possui como tons vizinhos, Fá maior natural e Sol maior natural, bem como seus respectivos relativos menores.

Tons Vizinhos de Dó Maior

A partir daqui, vamos organizar nossa linha de raciocínio separando os tons vizinhos em duas “famílias”, sendo elas os tons vizinhos de tonalidades formadas por sustenidos e tons vizinhos com bemóis.

Tons Vizinhos de Tonalidades que Possuem Sustenidos (#)

Iniciando pelas tonalidades com sustenidos em sua estrutura, tomemos os tons vizinhos à tonalidade de Sol Maior:

Sol Maior:

Sol maior possui como tons vizinhos, Dó maior e Ré maior:

Tons Vizinhos de Sol

Neste caso, é interessante observar a quantidade de sustenidos na armadura. Percebe-se que tons vizinhos possuem diferenças de uma alteração entre si.

Ré Maior:

Seguindo nossa linha de raciocínio, vamos à próxima tonalidade de acordo com o ciclo das quintas. A armadura da tonalidade de Ré maior possui dois sustenidos, seus vizinhos, portanto, são:

Tons vizinhos de Ré maior

Lá Maior:

A armadura de Lá maior possui três sustenidos, seus vizinhos são, Ré maior e Mi maior:

Tons Vizinhos de Lá

Perceba como, na medida em que avançamos sobre as tonalidades com sustenidos, a quantidade de alterações nas armaduras aumentam.

Mi Maior:

A armadura de Mi maior é composta por quatro sustenidos, seus vizinhos, portanto devem ter três e cinco sustenidos, respectivamente. Dessa forma, os vizinhos de Mi maior são, Lá maior e Si maior.

Si Maior:

Observando a armadura de Si maior, podemos comprovar que ela possui cinco sustenidos em sua estrutura, portanto, seus vizinhos devem possuir quatro e seis sustenidos, respectivamente.

Fá# Maior:

Para a tonalidade de Fá# maior, é necessário o registro de seis sustenidos, seus vizinhos, portanto, devem ter cinco e sete sustenidos, conforme as regras previamente apresentadas.

Dó# Maior:

No tom de Dó# maior, todas as notas são sustenidas. Temos aqui um problema com relação à notação nas armaduras de clave de um dos tons vizinhos à Dó sustenido maior, pois, a tonalidade com mais alterações deve ter uma nota dobrado sustenido, abaixo, apresentamos as armaduras de Fá# maior e Sol# maior, vizinhas a Dó# maior, sendo que esta última é apenas uma apresentação teórica. Costumamos usar nesses casos a armadura de Láb maior.

Tons Vizinhos de Dó#
Perceba o uso do dobrado sustenido na tonalidade de Sol# maior, registrada na nota Fá.

Tons Vizinhos de Tonalidades que Possuem Bemóis (b)

apresentados os tons vizinhos em armaduras com sustenidos, passemos a analisar os vizinhos em armaduras com bemóis.

Fá Maior:

A primeira tonalidade com bemóis em sua estrutura é a de Fá maior, que possui a nota Sib. Sendo assim, seus vizinhos são a tonalidade de Dó maior e de Sib Maior, conforme apresentado na figura abaixo:

Tons Vizinhos de Fá

Sib Maior:

A armadura da tonalidade de Sib maior possui bemóis nas notas Si e Mi, portanto, a armadura de Sib e seus vizinhos estão dispostas a seguir:

Tons Vizinhos de Sib

Mib Maior:

A tonalidade de Mib possui três notas bemóis, Si, Mi e Lá, dessa forma, seus vizinhos devem ter dois e quatro bemóis, respectivamente.

Láb Maior:

Láb maior é uma tonalidade com quatro bemóis em sua estrutura, sendo elas, Si, Mi, Lá, Ré; seus vizinhos são Réb maior e Mib maior.

Réb Maior:

Na tonalidade de Réb maior, podemos observar a incidência de cinco notas bemóis, sendo elas, Si, Mi, Lá, Ré e Sol, dessa forma, seus vizinhos são a tonalidade de Láb e Solb, conforme a figura a seguir:

Solb Maior:

Na tonalidade de Solb maior, observamos como vizinhos os tons de Réb e de Dób maior.

Dób Maior:

Enfim, na tonalidade de Dób maior, podemos observar que todas as notas são bemóis. Nesse caso, podemos verificar o mesmo problema com Dó# maior que possui um um vizinho que excede o número máximo de alterações que uma armadura pode sustentar, nesse caso, apresentaremos uma armadura hipotética com um bb na nota Si.

Conclusão:

A partir destas informações, esperamos que você tenha bons estudos e que este material seja de grande valor. Mantenha-se ligado neste canal, porque a Escola de Música On é o melhor lugar para se aprender música.

2 Comentários


  1. No começo do artigo vc colocou as sequencia de DO maior natural como C CDEbFGAB
    depois diz que ela não tem acidentes como bemois ou sustenido

    Parece mais uma sequencia pra C menor, o que é que está acontecendo aqui??

    Responder

    1. Me perdoe pelo vacilo. Na verdade a escala que eu tinha colocado era a menor melódica de Dó. Já corrigi o erro.

      Responder

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