Semitom Cromático e Semitom Diatônico – Qual a Diferença?

Tempo de leitura: 2 minutos

Semitom ou meio tom é a menor distância intervalar entre duas notas com frequências distintas. Pensando nas notas em afinação temperada, encontramos a distância de um semitom entre teclas ou casas que se avizinham em qualquer instrumento com notas fixas. Esses semitons podem aparecer em um arranjo de forma cromática ou diatônica. Portanto, neste texto vamos explicar a diferença entre semitons cromáticos e diatônicos.

Antes de explicar as diferenças entre esses intervalos, é importante destacar que qualquer intervalo dentro de um arranjo musical é analisado em relação à escala adotada na composição.

Semitom Cromático

Podemos reconhecer um semitom cromático ao observar duas notas baseadas no mesmo grau de uma escala, sendo que uma delas está grafada com um sustenido (#) ou bemol(b). Grosso modo, podemos dizer que há semitom cromático quando observamos a mesma nota em alturas diferentes, conforme a figura a seguir:

Semitom Cromático na Partitura
Ssemitom Cromático com Bemol

Nos dois trechos acima, a pauta está na tonalidade de Dó maior, possuindo somente notas naturais. A representação dos semitons se dá quando colocamos sustenidos e bemóis na pauta evidenciando que estamos tocando a mesma nota em alturas diferentes.

Semitom Diatônico

Semitons diatônicos são intervalos de segunda menor caracterizados por notas em graus diferentes da escala, conforme a figura a seguir:

Semitom Diatônico

Conforme explicamos no post sobre intervalos musicais, as distâncias de tom e semitom são fundamentais para estabelecermos qualquer intervalo entre notas. Sendo, inclusive, possível encontrar diversos intervalos enarmônicos entre si. Ou seja, Intervalos idênticos que podem ser interpretados de duas formas diferentes:

Enarmonia entre Dó e Ré

Observe as possibilidades de interpretação que podemos dar a um intervalo simples como a distância entre as notas coloridas no teclado. Dessa forma, enarmonia é a chave para entendermos a dinâmica dos semitons diatônicos.

Já sabemos que a escala maior natural possui dois semitons em sua estrutura, mais precisamente, entre o III e IV grau, e entre o VII e VIII. Dessa forma, sempre que houver movimentação melódica por essas notas, observamos a ocorrência de um semitom diatônico.

Modos Gregos Jonio
Os graus correspondentes à escala maior natural

Agora, vamos observar esses graus aplicados na escala de Dó maior:

Podemos constatar os intervalos de semitom diatônico entre as notas Mi e Fá, e entre Si e Dó.

Há ainda a possibilidade de que notas não pertencentes à escala possam realizar semitons diatônicos. Nesse caso, a única condição determinante é de que essas notas estejam representadas em notas com nomes diferentes.

Portanto, para resumir todo esse assunto de forma simples e direta, semitons cromáticos usam a mesma nota em alturas diferentes enquanto semitons diatônicos usam notas diferentes.

2 Comentários


    1. Puxa! fico muito feliz em saber que o conteúdo esteja sendo útil!
      Muito obrigado por comentar!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *