Tonalidade Musical – Como tirar Músicas de Ouvido

Tempo de leitura: 3 minutos

Tonalidade é um conceito que diz respeito à organização das notas usadas em um arranjo musical de acordo com a escala adotada.

A verdade é que a tonalidade se relaciona principalmente com o campo harmônico e o centro tonal de escalas musicais. A interação dos acordes de uma tonalidade gera as movimentações harmônicas características da música tonal dando a percepção de tensão e relaxamento na medida em que ouvimos esses acordes.

O Centro tonal de um campo harmônico, por conseguinte, é o acorde de função tônica, correspondente ao primeiro grau do campo harmônico, e é o acorde nos dá a sensação de estabilidade e de repouso na composição. Isso porque a movimentação harmônica de um arranjo musical se dá por meio da interação da tônica com os demais acordes que têm funções diferentes. Dessa forma, centro tonal exerce uma espécie de “força gravitacional” sobre esses outros acordes de forma que, quando tocamos a tônica em um arranjo, há a sensação de conclusão.

Campo Harmônico

Isoladamente, os acordes são apenas blocos de notas sem nenhum significado artístico. Para se fazer música tonal, é necessário que haja a interação de diferentes acordes que geram diferentes sensações quando ouvidos. Os campos harmônicos são, portanto, o agrupamento de todos os acordes possíveis de serem formados apenas com as notas de uma determinada escala. Esses acordes ganham personalidade a partir da interação no contexto das funções do campo harmônico. Em suma, toda escala diatônica pode formar campos harmônicos, sendo mais comuns os formados a partir de escalas maiores.

Observe as Notas da Escala de Dó Maior:

Graus Musicais na Escala de Dó Maior
Escala de Dó Maior com Graus assinalados acima.
Notas da Escala de Dó

Perceba que, para tocar as notas da escala de Dó no teclado, basta tocar todas as teclas brancas a partir da nota Dó. Sendo assim, para tocarmos o campo harmônico de Dó maior, todas as notas dos acordes devem ser tocados nas teclas brancas.

Observe o campo harmônico gerado a partir das notas dessa escala.

Campo harmônico na tonalidade de Dó Maio
Compo harmônico que a escala de Dó gera em tétrades.
Tonalidade de Dó Maior

Apresentadas as escalas e campos harmônicos, podemos concluir que, grosso modo, uma música na tonalidade de Dó, terá as notas da Escala de Dó na formação melódica e os acordes do Campo harmônico de Dó em seu arranjo harmônico. Seu centro tonal será o acorde de C, que quase sempre se apresentará no início e no final do arranjo.

A percepção dos outros acordes se dá por sua função dentro do arranjo.

Funções Harmônicas

Há três funções harmônicas nas composições tonais, sendo elas, a função tônica, que nos dá a sensação de estabilidade e repouso, a função subdominante que produz certa instabilidade, porém com efeito de movimento e, por último, a função dominante que produz maior instabilidade e a sensação de urgência na resolução.

Nos campos harmônicos maiores, os graus representam as seguintes funções:

Tonalidade e funções Harmônicas

Para se Identificar Tonalidades e Tirar Músicas de Ouvido

Inicialmente, para se tocar músicas de ouvido, é necessário ter um domínio mínimo das escalas musicais. A partir desse conhecimento prévio, aprendemos os acordes que se encaixam em cada grau do campo harmônico.

A partir do momento em que se tem o domínio dessas matérias, devemos treinar a observação de padrões harmônicos em músicas populares. Você pode fazer isso por meio das cifras disponíveis na internet.

Por fim, devemos identificar clichês harmônicos e transpô-los para todas os tons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *