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Enarmonia é um aspecto da teoria musical e acústica que diz respeito ao uso do nome das notas em determinadas situações harmônicas.
Observe o teclado abaixo:
Sabendo que as notas do teclado estão dispostas de forma que, na medida em que nos movimentamos para a direita, mais agudas serão as notas:
As teclas pretas adjacentes às teclas brancas representam notas intermediárias às suas vizinhas, sendo assim, são um pouco mais agudas que a nota imediatamente à esquerda delas, porém não tanto quanto a tecla branca à sua direita.
Notas Sustenidas e Notas Bemóis
As teclas pretas, por representarem notas com frequência intermediária às suas vizinhas, não possuem nome fixo, a nota representada por elas dependerá do contexto harmonico em que elas estiverem inseridas. Dessa forma, a tecla preta à direita da nota Dó, por exemplo, poderá assumir dois nomes.
Diante da imagem acima, cabe-nos explicar em que contexto esses nomes são empregados.
Sustenido (#)
Quando tocamos uma nota um semitom mais aguda que sua frequência original. Dessa forma, a representação das teclas pretas nesse contexto se dá por meio da figura abaixo.
Bemol (b)
Quando tocamos notas um semitom abaixo de sua altura original, usamos bemol como nomenclatura. Sendo assim, marcando todas as notas bemol no teclado teremos:
Dobrado Sustenido (x)
Há ainda outras formas de apresentar notas musicais, como os dobrados sustenidos e dobrados bemóis. No caso das notas dobrado sustenido, a nota está um tom acima da altura original.
Dobrado Bemol (bb)
Quando se toca uma nota um tom abaixo de sua altura original, estamos tocando notas dobrado bemol sendo assim, a figura abaixo representa um teclado com todas as notas dobrado bemol marcadas.
Juntando todas as informações apresentadas até aqui, podemos concluir que há diversas maneiras de se representar notas em diferentes frequências no sistema temperado de afinação. Isto posto, observe todas as possibilidades representadas no teclado abaixo:
A Enarmonia e as Escalas Musicais
Como pudemos ver nos tópicos anteriores, há muitas formas possíveis de interpretar uma mesma nota, isso porque, para cada tonalidade e campo harmônico as interações entre notas podem se alterar.
Observe as notas usadas na escala de Dó Maior.
Observando agora a escala de Dó# maior temos as seguintes notas:
Perceba que a relação intervalar das notas se mantém inalterada, ao passo que as notas são distorcidas para atender às exigências da escala adotada.
Na escala de Dó bemol, portanto, essa relação se mantém inalterada.
Podemos observar notas dobrado sustenido na escala de Ré#, por exemplo.
Observe que, para que se adeque nos padrões intervalares de uma escala maior, a nota Fá tem sua altura um tom acima da frequência original.
Como já explicamos no post em que falamos dos diferentes tipos de afinações, o fenômeno da enarmonia só pode ser constatado no sistema de afinação com temperamento igual, pois nele podemos encontrar diferentes notas sendo representadas pela mesma frequência sonora.
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