Tríades Menores – Acordes no Teclado #2

Tempo de leitura: 2 minutos

Tríades menores são acordes simples, compostos por três notas e tem sonoridade mais fechada. Comumente associados à “músicas tristes”, os acordes menores tendem a soar de forma mais fria e reflexiva.

É fácil reconhecer um acorde menor em uma cifra, basta acrescentar um ‘m’ minúsculo do lado direito da letra da cifra, pois, com esse sinal, conseguimos diferenciar as tríades maiores das menores.

Cifra das Tríades Menores

Formação de Tríades Menores

Para se montar uma tríade menor é necessário sobrepor, a partir de uma fundamental, uma terça menor seguida de uma terça maior. Isso porque a única diferença entre uma tríade maior de uma menor é a nota que ocupa a terça.

Tríades Menores Formação

A partir desse molde de intervalos, podemos construir acordes menores a partir de qualquer nota. Tomando a nota Dó como exemplo, obteremos o seguinte acorde:

Tríades Menores Cm

Comparemos agora um acorde de C com o acorde de Cm.

Perceba que a única mudança entre esses dois acordes é a nota da terça. Enquanto a tríade de C possui a nota Mi, a tríade de Cm possui Mib.

Dessa forma, observando os acordes em todas as fundamentais, obtemos:

Cifra de tríades menores no teclado
Cifra no Violão

Vale lembrar que, no teclado, esses acordes estão no medo fundamental, ou seja, nesse caso, a nota mais grave da tríade é a fundamental.

Há outras formas de se organizar as notas desse acorde para adequação melódica ou mesmo quando se quer executar um encadeamento mais natural. Para tal, costuma-se inverter os acordes.

No caso das tríades, há duas inversões possíveis além da fundamental.

1ª Inversão

Para tocar a primeira inversão de uma tríade, basta organizar as notas de forma que a terça seja a nota mais grave. Sendo assim, basta tocar a fundamental desse acorde em uma oitava acima, conforme as figuras a seguir.

O dedilhado recomendado para se tocar uma tríade menor na primeira inversão é, 1 (polegar), 2 (dedo médio) e 5 (dedo mínimo).

2ª Inversão

Para fazermos a segunda inversão de tríades menores, é necessário tocar o acorde com a quinta como nota mais grave.

Tríades menores inversões

O dedilhado mais adequado para essa inversão é, 1 (polegar), 3 (demo médio) e 5 (dedo mínimo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *