Tempo de leitura: 2 minutos
As Tríades Maiores são acordes compostos por três sons e que possuem sonoridade equilibrada. São acordes bastante comuns em arranjos musicais populares, pois compõem boa parte dos acordes do campo harmônico maior.
Para cifrar um acorde maior, basta usar somente a letra da cifra. A omissão de outros símbolos indica que se trata de uma tríade maior.
Formação das Tríades Maiores
Todo acorde tem uma nota principal. A partir dela, sobrepomos outras notas com intervalos determinados pelo tipo de acorde que se deseja formar. Essa nota principal é a fundamental. A nota fundamental é, portanto, a nota que dá nome ao acorde.
No caso das tríades maiores, os intervalos formados a partir da fundamental são, respectivamente, terça maior seguida por terça menor, conforme a figura abaixo:
Se usarmos esse molde intervalar a partir de uma nota Dó, obteremos:
Isso porque:
Transpondo este molde intervalar para todas as fundamentais possíveis no teclado, obteremos:
Lembre-se que o dedilhado correto para esses acordes no teclado é, o dedo 1 (polegar) na fundamental, 3 (dedo médio), na segunda nota e o dedo 5 (mínimo) na última nota do acorde. No violão, porém, o dedilhado está marcado pelos números indicados na figura.
Há ainda maneiras diferentes de se tocar esses mesmos acordes, ou seja, tocamos as mesmas notas em ordens diferentes, essas possibilidades são as inversões de tríades.
1ª Inversão das Tríades Maiores
Para tocarmos a primeira inversão de acordes maiores, é necessário que se toque a nota mais grave desse acorde uma oitava acima. Se um acorde C, no seu estado fundamental é composto pelas notas Dó, Mi e Sol, colocando este mesmo acorde na primeira inversão, teremos a execução de Mi Sol e Dó.
Em acordes na primeira inversão, recomendamos odedilhado 1 (polegar), 2 (indicador) e 5 (dedo mínimo), pois esse dedilhado é mais anatômico e proporciona maior conforto às mãos.
Segue a lista de todos as tríades maiores na 1ª inversão:
2ª Inversão das Tríades Maiores
Seguindo a mesma lógica usada para identificarmos a primeira inversão de acordes, uma tríade na segunda inversão possui a quinta como nota mais grave, isso porque a fundamental e a terça são tocadas uma oitava acima.
Dessa forma, todos os acordes maiores na segunda inversão são: