Progressão II – V7 – I e Suas Variações – O que São e por que Devemos Estudá-las

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II – V7 – I, ou também chamado de segundo cadencial, é o nome de uma cadência musical muito usada em gêneros musicais como Jazz e Bossa Nova. Trata-se da extensão do movimento V7 – I, ou seja, toca-se um acorde dominante precedido de um outro, um tom acima do acorde de resolução.

música tonal é fundamentada em escalas musicais. Toda música nos padrões tonais está em um tom, essa tonalidade, por sua vez, gera campos harmônicos, que são uma série de acordes formados a partir de cada grau da escala.

Tomando como exemplo a escala de Dó:

Notas da escala de Dó

Sabemos que toda escala gera um campo harmônico, o campo harmônico gerado pela escala de Dó Maior, portanto, é:

Perceba que acima de cada acorde há um número romano. Esses números indicam o grau em que cada acorde está. Daí vem a terminologia II – V7 -I, pois a cadência é formada pelo acorde no grau II, sucedido pelo dominante V, repousando, finalmente, no acorde I.

Segundo Cadencial Primário

Observe que há uma série de linhas e setas que são colocados em uma progressão II – V7 – I, o colchete colocado entre o grau II e o grau V7 indica que há um direcionamento da harmonia ao acorde dominante. A seta acima do acorde dominante, por sua vez, indica a resolução da tensão.

Segundo Cadencial Secundário

Apresentado o conceito de II – V7 – I, faz-se necessário esclarecer que também é possível montar essa progressão direcionada para cada acorde do campo harmônico.

Dessa forma, as progressões II – V7 – I que direcionam a harmonia para acordes diferentes da tônica são chamados de segundo cadencial secundário.

Ainda tomando o campo harmônico de Dó como Exemplo:

II - V7 - I

Perceba que a preparação II – V7 – I para o grau VI é formada por um acorde meio diminuto seguido de um acorde dominante. Isso acontece porque o grau VII do campo harmônico de Dó e, consequentemente, o II do VI grau é o acorde de B7(b5). Sendo assim, para a preparação II – V7 – I do grau VI é altamente recomendado o uso de um acorde meio diminuto no II.

Observe que o sexto grau também é relativo da tônica, sendo assim, podemos montar o campo harmônico de Lá menor.

Campo harmônico de Lá menor natural

O modo menor natural, porém, possui uma limitação harmônica que está no quinto grau preenchido por um acorde menor com sétima. Por ser menor, esse acorde não forma trítono entre a terça e a sétima, que por sua vez, não gera a tensão característica dos acordes dominantes.

Para resolver esse problema, convencionou-se o uso do campo harmônico gerado pela escala menor harmônica.

II - V7 - I do campo harmônico menor harmônico

Para os outros graus menores, entretanto, o uso do II meio diminuto é opcional.

II – SubV7 – I

Há ainda a possibilidade do uso de dominantes substitutos sobre o grau V da progressão. Nesse caso:

II - SubV7 - I

A partir dessas informações, é preciso deixar claro que informação sem experimentação não possui utilidade prática.

Pratique em seu instrumento e ouça músicas que contenham esse tipo de cadência, ambientar-se com os gêneros musicais é fundamental para se compreender e assimilar a sonoridade dessas cadências harmônicas.

5 Comentários


  1. Gostei muito da vossa didática e informações..Eu tenho um cavaquinho e estou lendo e vendo muita coisa nas redes.
    No momento estou travado justamente por querer fazer tudo ao mesmo tempo.
    Vou focar em técnicas e percepção .
    Estou certo?

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    1. Sim, o bom é vc começar pelo ouvido. Tentar solfejar (cantar) as notas de uma música e entender o ritmo. Tudo começa no ouvido. Com o passar do tempo, a música vai ficando cada vez mais natural.

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  2. Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
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