Progressões Harmônicas que Todo Músico Deve Saber

Tempo de leitura: 2 minutos

Progressões harmônicas são sequências de dois ou mais acordes ordenados em um arranjo musical. Neste post, daremos luz aos conceitos iniciais de progressão de acordes, bem como ilustrar esses movimentos no teclado. Temos aqui, portanto, um excelente material de estudos para tecladistas iniciantes.

Para que este conteúdo seja plenamente útil, é aconselhável que o leitor já tenha tido contato com os conceitos de escala musical e campo harmônico, pois trataremos aqui das progressões harmônicas no âmbito harmonia tonal.

Em resumo, os campos harmônicos são produzidos pelas escalas de forma que, sobre cada grau da escala, um acorde é formado.

Tomando por exemplo a escala de Dó maior:

Montando acordes sobre cada grau, obteremos o seguinte campo harmônico:

Campo Harmônico progressões de acordes

Em resumo, e de forma simplificada, uma música na tonalidade de C usará as notas da escala de Dó e os acordes do campo harmônico da mesma escala. Isto posto, passemos a entender melhor as movimentações mais comuns dentro dos campos harmônicos.

Observe esta tabela com todos os campos harmônicos maiores:

Perceba que os graus tonais, ou seja, o I, IV e V, estão destacados nesta tabela. Esse destaque se dá porque nesses graus estão localizados os acordes maiores com funções harmônicas fortes. Sendo assim, a transição harmônica entre esses acordes é bastante comum.

A seguir, apresentaremos progressões harmônicas entre acordes com função harmônica forte.

Progressão I – IV

Progressões baseadas no movimento harmônico do primeiro ao quarto grau harmônico.

Tríades:

Progressões harmônicas
Progressões Harmônicas I - IV 2
Progressões harmônicas I - IV 3

Tétrades:

Para fazer a movimentação de acordes usando tétrades, precisamos adequar os dedos de forma a tornar os movimentos mais naturais e suaves.

Progressão I – V

Progressões com movimento inverso à progressão I – IV. Trata-se do movimento de um acorde de repouso para a dominante. Embora as notas características de um acorde dominante não estejam nas tríades, podemos observá-las nas tétrades.

Tríades:

Tétrades:

Progressão V7 – I7M

Para a progressão V7 – I7M, utilizamos setas para indicar a resolução de um acorde dominante. Neste caso em específico, a abordagem será toda baseada em tétrades, pois a função V7 – I7M é fundamental para a movimentação da harmonia.

Progressão I – IV – V

Bastante comuns em arranjos dos mais diversos gêneros musicais. A progressão I – IV – V deve ser estudada e compreendida por todo músico que se preze.

Tríades:

Tétrades:

Para entender melhor desse assunto, sugiro fortemente a leitura do post em que discorro sobre vi – IV – I – V, outro clichê harmônico bastante comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *