Harmonia, Melodia e Ritmo – As Estruturas Fundamentais da Música

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das primeiras coisas que aprendemos ao iniciar os estudos de música é que a estruturação musical é baseada em três elementos básicos que são, harmonia, melodia e ritmo. Neste post, tentarei elucidar todas as questões referentes a esse princípio.

Musica tonal é estruturada a partir de harmonia, melodia e ritmo

Ritmo

Perceba que na figura acima, o elemento ritmo tem maior destaque diante dos outros dois, isso se dá porque ritmo é a estrutura mais elementar na construção de um arranjo musical.

No post O que é Ritmo – Noções que todo Músico Deve Saber, falo detalhadamente sobre a importância do ritmo na estruturação musical. Em resumo, podemos dizer que em qualquer música existem parâmetros temporais sob os quais todos os elementos musicais se encaixam.

A unidade de contagem rítmica mais elementar é o pulso. A partir dele, se organizam todos os sons de um arranjo musical, sendo esses com duração de tempo divisível ou múltipla de um pulso.

Vejamos o seguinte exemplo:

No seguinte audio, cada nota tem a duração de dois pulsos:

Uma nota por pulso

Duas notas por pulso

Três notas por pulso

Quatro notas por pulso

Nesse sentido, tudo que se refere a organização dos tempos em um arranjo musical é categorizado como ritmo.

Ritmo é tão fundamental para a nossa compreensão que nem precisa estar relacionado a notas musicais. O mesmo não vale para harmonia e melodia que dependem fundamentalmente de notas musicais extraídas de escalas musicais.

Melodia

Melodia é o elemento musical que se relaciona com notas sucessivas que constroem algum sentido musical. Grosso modo, podemos dizer que a melodia é a parte cantável da música. Tudo que podemos cantar, assobiar ou solfejar, é considerado melodia.

Uma observação importante a se fazer sobre melodia é que toda melodia necessariamente se adequam a um ritmo para que as notas tenham algum sentido musical, pois, entende-se que cada nota deva possuir durações de tempo diferentes em cada melodia.

Harmonia

A harmonia dialoga com sons simultâneos, o que de modo geral chamamos de acordes. Acordes são blocos sonoros compostos por três ou mais notas que potencializam o som de uma nota. Os acordes dentro do sistema tonal interagem-se dentro de campos harmônicos.

Os campos harmônicos são séries de acordes oriundos de uma escala. Aqui vale ressaltar que todos as notas usadas nas melodias e harmonias que compõe um arranjo tonal partem necessariamente de uma ou mais escalas.

Recomendo para quem quiser informações mais detalhada da formação de acordes a leitura do seguinte post.

O segredo para se produzir boa música parte dessas noções básicas, porque dentro de um bom arranjo podemos observar combinações interessantes de rítmica com melodias surpreendentes e ritmos marcantes.

Podemos também observar compositores que se destacam em algum desses elementos, produzindo, portanto músicas com grande riqueza rítmica e melodias simples ou harmonias super sofisticadas acompanhadas por um ritmo em swing feel. Em nenhum desses arranjos, contudo, há algum demérito. Bons músicos produzirão boa música independentemente do gênero musical.

Para estudos detalhados de teoria musical, mantenha-se antenado neste site. tire suas dúvida ou dê sugestões na nossa aba de comentários, será um prazer responder suas perguntas. porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.

3 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *