vi – IV – I – V e suas Variantes, 1000 músicas, Um Clichê Harmônico

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vi – IV – I – V é um clichê harmônico muito usado em músicas populares. Para se desenvolver musicalidade e harmonia é imperativo conhecer esses clichês, pois eles são elementares e ilustram muito bem como se comportam os acordes de um arranjo dentro de um Campo Harmônico.

Clichê Harmônico é uma terminologia dada a encadeamentos de acordes que são bastante comuns em composições, sendo assim, essas fórmulas funcionam como moldes em que ajustamos os acordes a depender da tonalidade adotada. Portanto, para entendermos melhor como funcionam os Clichês harmônicos, devemos entender a numeração adotada para os graus Harmônicos.

Graus Harmônicos

Observe a figura abaixo:

Campos Harmônicos maiores com tríades

Na tabela acima podemos observar todos os campos harmônicos maiores, sendo que, os graus harmônicos indicam a posição de cada acorde em relação aos demais. Isolando os graus vi – IV – I – V na tonalidade de Dó, por exemplo, obteremos:

Vi - IV - I - V na tonalidade de Dó

Sendo assim, obtemos: vi= Am; IV= F; I= C; V=G.

Você pode transpor essa progressão para qualquer tonalidade apenas usando a tabela com os campos harmônicos e organizando as notas a partir dos graus.

Exemplos em Músicas

A seguir estão listadas algumas músicas que utilizam a progressão exposta acima, ouça com atenção e procure identificar o clichê harmônico ao ouví-las:

Perceba que independente do gênero musical, esse padrão harmônico é muito comum. Há ainda alguns outros clichês que são derivados deste que estamos estudando. Um deles é o I – V – VI – IV, que é a mesma progressão iniciando-se, porém, pelo primeiro grau.

I – V – vi – IV

Outra variação do padrão visto nos parágrafos anteriores é a execução desse progressão de acordes a partir do Grau I, conforme se vê na figura abaixo;

Da mesma forma que o padrão adotado nos exemplos anteriores, seu derivado, I – V – vi – IV também pode ser ouvido em tantas outras composições.

Podemos ouvir o padrão harmônico nos primeiros versos de cada estrofe da Música Será.

Campos Harmônicos Formados por Tétrades

No post em que explicamos as tétrades, explicamos que grande parte delas podem ser formadas adicionando uma nota às tríades maiores ou menores, sendo que na maioria das vezes essa nota está a uma distância de 7ª em relação à fundamental do acorde.

Acrescentando-se às tríades dos campos harmônicos maiores notas correspondentes às sétimas, obteremos:

Dessa forma, com os acordes apresentados, na tonalidade de Dó obteremos as seguintes sequências harmônicas:

Portanto, ao agrupar os graus previamente demonstrados, teremos as seguintes sequências de acordes:

A partir dessas informações, ficará mais fácil transpor esses padrões para outras tonalidades, isso porque a tabela com os campos harmônicos em todas tonalidades.

Como bônus deste material, preparamos um pdf que pode ser acessado aqui, nele listamos algumas músicas que usam as harmonias apresentadas neste post.

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