O que é Tom e Semitom

Tempo de leitura: 4 minutos

Tom e Semitom são unidades de medidas que usamos para estabelecer a distância entre a frequência de duas notas musicais. Tons e semitons são, portanto, padrões intervalares fundamentais para podermos estabelecer medidas precisas de distanciamento entre duas frequências sonoras.

Quando medimos distâncias espaciais, usamos como padrão de referência, unidades como centímetros, metros, pés e polegadas. Ao medir o tempo, convencionou-se o uso de unidades de tempo de mesma duração como padrão de contagem como os segundos minutos e horas. Para estabelecer a distância de altura entre notas musicais, logicamente, precisaríamos convencionar unidades de medida, surgiram então os padrões de tom e semitom.

Tons e Semitons em Diferentes Tipos de Instrumentos

Antes de apresentarmos o conceito de tons e distâncias intervalares em geral, faz-se necessário esclarecer que, em relação à afinação, há dois tipos de instrumentos diferentes, cada qual com peculiaridades interferem a concepção de tom e semitom, a saber:

Instrumentos Temperados

A maior parte dos instrumentos modernos possuem notas fixas, ou seja, não é necessário que o músico se preocupe com a afinação de cada nota individualmente enquanto toca. Isso porque, se o instrumento estiver previamente afinado, todas as notas naturalmente estarão afinadas.

Esses instrumentos que usam notas fixas são chamados de instrumentos temperados, pois são construídos com base na estrutura de afinação temperada.

Tons e Semitons em instrumentos temperados
Alguns exemplos de instrumentos com afinação temperada são os de corda com trastes, como baixo, guitarra e violão; instrumentos de sopro como sax e trompete; teclado e piano também são instrumentos temperados.

Instrumentos não Temperados

Os instrumentos não temperados possuem maior variabilidade de frequências sonoras, isso porque são instrumentos sem notas fixas.

Executar instrumentos não temperados, contudo, demanda que o músico saiba afinar as notas enquanto as tocam, o que exige um bom ouvido musical.

Também pode-se observar que, a depender dos instrumentos que estiverem acompanhando, músicos de instrumentos não temperados tendem a alternar entre a afinação temperada e pitagórica.

tons e semitons e em Intrumentos não temperados
Na imagem acima, podemos observar o naipe de cordas de uma orquestra. Perceba que violinos, violas e cellos não possuem trastes, dessa forma, para se executar as notas com precisão é necessário ter bom ouvido musical. Alguns outros exemplos de instrumentos não temperado são os trombones de vara, flautas de êmbolo e instrumentos fretless.

Comas Musicais

Coma musical é o menor intervalo sonoro perceptível ao ouvido humano. O que diferencia tons e semitons em instrumentos temperados e não temperados é a quantidade de comas em que se dividem os intervalos, de forma que, na afinação temperada notas sustenidas e bemóis podem ser representadas por uma única tecla ou casa musical. Dessa forma, apresentaremos os conceitos seguintes tendo como padrão o sistema temperado de afinação, que a divide tons e semitons de forma igual.

As Notas Musicais

Se você já conhece as notas musicais, deve saber que além das notas naturais, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si; temos as notas sustenidas e bemóis que, somadas, totalizam doze notas a cada oitava. Dessa forma, organizando as notas em ordem crescente de grandeza, teremos:

Escala cromática
No sistema temperado de afinação, uma nota sustenida possui a mesma frequência de outra bemol. Por exemplo, a nota dó# é idêntica a nota Réb, dessa forma podemos concluir que Dó# e Réb são enarmônicos, ou seja, notas diferentes com frequências idênticas.

Vale ressaltar que em enarmonia, sustenidos e bemóis podem representar uma mesma frequência.

Tom e Semitom enarmônicos

Apresentados os conceitos mais básicos, temos todas as informações necessárias para definição de cada unidade intervalar. Passemos, portanto, às definições.

Semitom (St.)

Menor distância possível entre duas notas em instrumentos temperados. Em termos gerais, podemos dizer que, ao tocar uma nota natural e em sequência essa mesma nota sustenida ou bemol, estaremos tocando notas um semitom distantes entre si.

Semitom ascendente e descendente
Tomando a nota Ré como referência, a nota Dó# se encontrará à um semitom descendente e a nota Mib estará a um semitom ascendente.

Analisando todas as notas de uma oitava podemos encontrar todas as distâncias semitonais possíveis nesse pequeno infográfico abaixo.

Semitons nas notas

Tom (T.)

Distância correspondente a dois semitons. Se tomarmos novamente a nota Ré como referência, obteremos:

Tom e Semitom 2

Se acrescentarmos as distâncias tonais ao infográfico com as notas naturais e sustenidas, obteremos:

Tom e Semitom

muito obrigado por acompanhar essa leitura, para tirar as suas dúvidas, use nossa barra de comentários, porque estamos dispostos a sempre melhorar nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *