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Saudações, amigo estudante de música! Vamos falar de compassos?
Antes de iniciar esse post, ressalto que, para a perfeita compreensão do que falaremos aqui, é altamente recomendável que o leitor tenha alguma noção de ritmo e do comportamento pulsante da música, bem como ter noção dos fundamentos de notação musical, falo desses assunto no post, O que é Ritmo – Noções que todo Músico Deve Saber e em Como Ler Partituras #02 – Figuras Musicais.
Essas recomendações são válidas porque, em sala de aula, muitas vezes vejo meus alunos negligenciando alguns aspectos da teoria musical e isso costuma comprometer a evolução deles a longo prazo.
Uma importante lição dou, portanto, a todos que desejam ter boa evolução musical:
Não pule etapas!!! Aprendizado sem metodologia é apenas informação sem aplicabilidade.
Presumindo que o leitor já tenha conhecimentos básicos de rítmica e notação musical inicio este post dando a definição clássica de Compassos.
Compassos são estruturas oriundas da música européia que dividem os tempos no arranjo musical quantitativamente em grupos que costumam ter a mesma quantidade de pulsos. Como é dito no post em que trato de ritmo, as classificações mais comuns para compassos são:
Compassos Binários
Os compassos Binários são formados por uma pulsação forte seguida de uma pulsação fraca, fórmula rítmica muito comum em marchas;
Compassos Ternários
Compostos por uma marcação de tempo forte seguida de dois pulsos fracos, marcação de compasso comum nas valsas populares.
Compassos quaternários
O tipo mais comumente encontrado, compostos por um tempo forte seguido por três tempos fracos. Essa estrutura é muito comum nas músicas pop.
Juntando todos os compassos em uma imagem, temos:
Unidade de Tempo e Unidade de Compasso
Antes de apresentar as representações gráficas de compassos na partitura, é conveniente explicar dois termos amplamente usados para descrever certas quantidades de tempo dentro dos compassos:
unidade de tempo
Corresponde à duração de um pulso, ou à figura musical que preenche exatamente um tempo na pauta. Se pegarmos como exemplo os compassos das figuras acima, cada número de contagem corresponde a uma unidade de tempo, pois a contagem de cada tempo corresponde à contagens de unidades de tempo.
Unidade de Compasso
Unidades de compassos são durações de tempo correspondentes à duração de um compasso inteiro. Em um compasso ternário, por exemplo, a duração de três tempos em um único compasso, corresponderá à Unidade de Compasso.
Representação Gráfica na Pauta
Observando uma partitura pode-se perceber que na frente da clave há sempre dois números colocados um acima do outro. Esses números representam a fórmula de compassos. A fórmula de compassos funciona como um indicador prévio do tipo de compasso adotado na composição.
Para entendimento da estruturação das fórmulas de compassos, é mandatário que se saiba os números relativos das figuras de som, falo desse assunto nesse post.
Número superior da fórmula de compasso
O número superior da fórmula de compasso, associado ao numerador, corresponde a quantidade de pulsos por compasso, em outras palavras, a quantidade de pulsos que formam uma unidade de compasso. Observe que na figura acima todos os compassos possuem a mesma quantidade de pulsos do numerador.
Número Inferior da Fórmula de compasso
O número que é grafado na parte inferior da fórmula de compasso indica qual figura representa a duração de um pulso na pauta, ou seja, a figura que representará a Unidade de Tempo.
Relembrando o assunto tratado no post Como Ler Partituras #02 – Figuras Musicais, Cada figura de som, bem como sua relativa figura de silêncio possui um número característico conforme a figura abaixo.
Observando novamente a figura usada como demonstração dos tipos mais comuns de compassos, em todas as pautas o denominador é 4, representando que em todos os exemplos, a unidade de tempo será a semínima.
Se preenchermos cada pauta apenas com figuras que correspondam à Unidade de Compassos teremos.
Apresentadas os compassos mais comuns, suas respectivas estruturas e análise, devemos ressaltar, entretanto, que há inúmeras outras maneiras de se estruturar agrupamentos de pulsos nos modelos atuais de música. Nesse post, tratamos apenas dos compassos simples, que são que tem a unidade de tempo corresponde ao número de uma figura de som. Dividimos esse tema em três posts, pois assim conseguimos trabalhar detalhadamente cada tipo de organização de de compasso.
Para estudos detalhados de teoria musical, mantenha-se antenado neste site. tire suas dúvida ou dê sugestões na nossa aba de comentários, será um prazer responder suas perguntas. porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.
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