Como Ler Partituras #02 – Figuras Musicais

Tempo de leitura: 5 minutos

Antes de começarmos a falar sobre as figuras musicais, é altamente recomendável que o leitor já esteja familiarizado com as localizações das notas na pauta musical. Trato desse assunto no post Como Ler Partituras #01 – Pauta e Claves Musicais.

Figuras de som são signos que representam a execução de sons musicais com duração específica. Dessa forma, esses signos são grafados na pauta musical de forma a indicar qual nota deve ser tocada.

Cada figura de som, por sua vez, possui uma outra figura correspondente que representa a mesma duração de tempo em pausa, ou seja, em silêncio.

As figuras que representam som são formadas por até três partes, sendo elas:

As figuras musicais são formadas por cabeça, haste e colchete

Figuras de som e pausas

Neste post, trataremos das figuras que funcionam como indicativo de sons e/ou silêncios dentro da pauta. Essas figuras são fundamentais para a escrita e leitura de partituras porque dão informações sobre a posição da nota e sua respectiva duração.

Outra informação importante é que cada figura possui um número característico. O número característico de cada figura não deve ser confundido com duração de tempo na pauta. No post Compassos Simples – Um Guia Completo para entender explicamos a utilidade do número característico para a construção das fórmulas de compasso.

Por ora, o mais importante é entender que a memorização dos números característicos faz-se necessária para assuntos posteriores.

enfim, a seguir apresentaremos as figuras usadas atualmente:

Semibreve

Semibreve e sua respectiva pausa
A Semibreve é a figura de número 1 , figura que tem tem a maior duração de tempo de todas as figuras atuais. Isso porque a semibreve é considerada a “nota inteira”.

Mínima

Mínima e sua respectiva pausa
Mínima é a figura musical de número 2. Essa figura possui a metade da duração de tempo de uma semibreve.

Semínima

Semínima e sua respectiva pausa
Semínima é a figura musical de número 4 e possui metade da duração de tempo de uma mínima.

Colcheia

Colcheia e sua respectiva pausa
Colcheia é a figura de número 8. Possui metade da duração de tempo de uma semínima.

Colcheias são as primeiras figuras musicais que apresentam colchete. Quando há duas ou mais figuras com colchete sucessivamente, costuma-se agrupar essas figuras, ligando-as pelo colchete. Isso se dá porque é mais fácil de visualizar os agrupamentos por pulso.

Figuras musicais colcheias podem ser agrupadas pelo colchete

Outra observação importante é que os agrupamentos de figuras musicais com colchete comumente são determinados pelo tipo de compasso adotado na composição.

Semicolcheia

Figura musical Semicolcheia e sua respectiva pausa
Semicolcheia é a figura musical de número 8. Possui a metade da duração de tempo de uma colcheia.

Fusa

Figuras musicais Fusa e sua respectiva pausa
Fusa é a figura musical de número 32. Possui metade da duração de tempo de uma semicolcheia.

Semifusa

Semifusa e sua respectiva pausa
Semifusa é a figura de número 64. É a figura com menor duração de tempo, sendo sua duração, a metade da duração de tempo de uma fusa.

Proporção das durações de tempo das figuras musicais

Nas descrições anteriores, foi dito que cada figura apresentada tem metade da duração da figura anterior, sendo a semibreve a figura com maior duração de tempo e a semifusa com menor. Dessa forma, podemos condensar as informações apresentadas até aqui nas seguintes figuras.

Função do Número Característico

O número característico nada mais é que a proporção de figuras necessárias para se somar a duração de uma semibreve, dessa forma, quanto maior o número característico, menor será a sua duração.

Em países de língua inglesa essa compreensão é mais fácil, visto que a palavra semibreve em inglês é entendida como Whole Note (Nota inteira). Subentende-se então que todas as outras figuras sejam frações da Nota inteira.

Figuras musicais

Dessa forma, a proporção entre as figuras é sintetizada na figura abaixo.

Proporção das figura musicais

Alguns Pontos Importantes

01 – As figuras de som não representam durações fixas na pauta.

Não se pode atribuir duração de tempo a uma figuras de som ou pausa isoladamente. As durações de tempo das figuras de sons e pausas estão condicionadas ao compasso e ao andamento adotado na composição, explicaremos o funcionamento desses elementos citados no post, Compassos Simples – Um Guia Completo para entender.

02- As proporções entre as figuras de sons e de silêncio são fixas.

Como explicado no tópico anterior, as figuras de som e de silêncio não têm durações expressas, estando condicionadas à fórmula de compasso escrita na pauta. Entretanto, é necessário deixar claro que essas figuras possuem a mesma proporção de tempo entre si, sejam elas de som ou pausas. Se uma figura tem metade da duração de tempo de outra, essa proporção se manterá inalterada, independentemente do compasso ou do andamento usados na composição.

Conclusão

Podemos dizer que notação musical em partitura é a maneira mais precisa de se registrar um arranjo, pois oferece dados como a pulsação, compasso adotado, as notas usadas e suas respectivas durações de tempo. Uma pauta também pode conter informações de intensidade, dinâmica, velocidade de execução e até mesmo, no caso de peças de música contemporânea, informações personalizadas, próprias para cada peça, para as quais são necessárias bulas que explicam os significados de cada figura representativa. Mas isso é um tema para outro post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *