Como Ler Partitura #01 – Pauta e Claves Musicais

Tempo de leitura: 6 minutos

Ler partituras é uma habilidade que destaca músicos mais profissionais dos amadores. A partitura, assim como a escrita, é um registro que possibilita a execução musical de peças de forma precisa sem a necessidade de um professor. Dominar partituras é um diferencial no estudo de arranjos, pois possibilita maior visibilidade das estruturas rítmicas, encadeamentos harmônicos e a melodia. Ler e escrever partituras também é um excelente exercício mental, principalmente para o desenvolvimento de percepção rítmica. Pensando nessas vantagens, preparei uma série de posts para dar um passo a passo para se aprender a ler partituras. Segue aí!

Da mesma forma que desenvolvemos um sistema de registro de comunicação através da escrita. Na idade média, começou-se a estruturar padrões de escrita de melodias para registro das músicas eclesiásticas. Esse tipo de registro rudimentar criou as bases do nosso sistema atual de notação musical, a partitura.

Notação musical neumática
A escrita neumática antecede o sistema de notação musical moderno.

A Pauta Musical

A partir das estruturas rudimentares criadas na idade média, fomos evoluindo nosso sistema de notação ao ponto que, hoje, a pauta musical possui cinco linhas horizontais e paralelas entre si, entre as linhas há quatro espaços.

Cada linha ou espaço podem ser grafados de forma a representar uma nota musical.

Indicação das linhas e espaços na pauta musical
Perceba que as linhas e espaços são contados de baixo para cima.

Notas Musicais na Partitura

Como já sabemos, as notas musicais são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, e se relacionam respectivamente em ordem de altura, repetindo-se em ciclos cada vez mais agudos. Cada ciclo de notas é chamado de oitava.

Perceba que as notas musicais são ordenadas de forma crescente, ficando cada vez mais agudas. Chamamos a distância entre a nota Dó no primeiro degrau e a nota Dó no topo da escada de OITAVA. Essa informação será muito importante no decorrer deste post!

Entendendo que, quanto mais alto o degrau em que uma determinada nota estiver, mais aguda ela será, pense na mesma lógica aplicada na pauta. Ou seja, as notas mais agudas estarão nas linhas e espaços superiores às notas mais graves.

Ilustração de uma pauta como fráfico
Se compararmos as posições na pauta a um gráfico cartesiano, teríamos uma estrutura em que o eixo vertical estabeleceria a altura da nota, enquanto o eixo horizontal determinaria a posição dessa nota em relação ao tempo da música.

A pauta convencional nos oferece 05 linhas e 04 espaços para grafar notas musicais, mas, a maioria dos instrumentos e arranjos musicais lidam com extensões sonoras maiores que as nove notas. Para dar maior extensão e possibilidade de notas na pauta, costuma-se usar linhas e espaços suplementares que são grafados acima ou abaixo da pauta, para grafar notas mais graves ou mais agudas que a extensão convencional da partitura oferece.

Linhas e espaços suplementares na pauta
Em tese, podemos grafar infinitas linhas e espaços suplementares em uma pauta, mas por praticidade, é comum ver apenas três linhas suplementares tanto acima, quanto abaixo.

Tessitura Musical

Antes de falarmos das posições das notas na pauta, porém, é necessário discorrermos sobre tessitura musical.

Chamamos de tessitura musical a extensão que abrange certo número de notas musicais possíveis em cada instrumento. Se pegarmos uma tuba, por exemplo. Notamos que a extensão de notas possíveis é mais grave que as notas da tessitura de um saxofone alto. Mesmo que ambos sejam instrumentos de sopro, o formato dos instrumentos possibilita a variabilidade de extensões sonoras possíveis.

Outro bom exemplo que podemos dar é a de um quarteto de cordas. Percebe-se que os instrumentos de arco, têm formatos muito parecidos, sendo diferentes quase que apenas no tamanho. Essa diferença faz com que os violinos sejam agudos, as violas sejam médias e os cellos juntamente com os contrabaixos sejam mais graves.

Violino cello e contrabaixo em uma montagem de fotos
Como podemos ver, as duas figuras mais à esquerda são, de cima para baixo, um violino e um violoncelo. À direita temos um contrabaixo. Perceba que os instrumentos são de madeira e têm formatos similares. Quanto maior a caixa de ressonância, mais grave é a tessitura do instrumento.

Identificando Oitavas

Os instrumentos possuem variabilidade de extensão sonora e tessitura, um exemplo de instrumento com grande extensão é o piano que possui 88 teclas, conforme a figura a seguir:

Oitavas em um piano de 88 teclas

Na figura acima, podemos ver que o piano está colorido de forma que cada cor representa uma oitava. Nesse site, temos um post em que falamos da posição das notas no teclado, para ler, é só clicar aqui. Por ora, basta dizer que a nota Dó marca o início de cada oitava e todas as notas Dó estão marcadas com uma seta. As oitavas são numeradas porque, quando representamos uma nota na partitura, a representação é precisa da nota em sua oitava.

Claves Musicais

Sabendo que há uma variedade tão grande de notas musicais, podemos concluir que a pauta musical isoladamente não oferece informações suficientes para localização das notas nas linhas ou espaços. Para termos como localizar a exata nota que a partitura pede, precisaríamos de pontos de referência que indicariam em qual tessitura estariam as notas. Esses pontos de referências são as claves musicais.

Clave de Sol

Clave de Sol Notação musical

A Clave de Sol é desenhada a partir da segunda linha e indica que a segunda linha da pauta será localizada a nota Sol da terceira oitava (Sol3), portanto, as notas vizinhas à segunda linha serão a nota Fá no espaço abaixo e a nota Lá no espaço acima. Essa clave é usada na notação de instrumentos com tessitura mais aguda, pois abrange a oitava 03 e 04 confortavelmente.

Clave de Sol na pauta
Escala na pauta clave de sol

Clave de Fá

Clave de Fá fora da pauta

Para instrumentos com tessitura mais grave, a clave mais recomendada é a de Fá, desenhada a partir da quarta linha da pauta, marca a nota Fá2.

Há notações em que a clave de fá é colocada na terceira linha, entretanto, essa posição quase não é encontrada nas partituras modernas.

Clave de Dó

A Clave de Dó é usada em partituras de instrumentos médios. A clave de Dó pode ser grafada na primeira, segunda, terceira ou quarta linha, sendo mais comum encontrá-la na terceira linha. A clave de Dó marca a nota Dó3.

Escala sobre pauta regida pela clave de Dó na terceira linha

Conclusão

Se unirmos as posições de todas as claves em suas respectivas localizações, teríamos a seguinte pauta.

Perceba que a nota Dó3 localiza-se na primeira linha suplementar superior da pauta regida pela clave de Fá, na primeira linha suplementar inferior da clave de Sol e na linha de marcação da clave de Dó.

Temos aqui todas as informações necessárias para se encontrar as notas dentro de suas respectivas tessituras na pauta musical. Dito isso, encerro esse post propondo exercícios de memorização.

Porque a Escola de Música On tem tudo para se aprender música.

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