Como Encontrar as Notas no Teclado – Um guia Definitivo

Tempo de leitura: 8 minutos

Como encontrar as notas no teclado de maneira rápida e natural? Essa é uma pergunta muito comum feita por iniciantes. Neste post trarei uma resposta definitiva a essa questão.

Saudações, amigo estudante de música!

Um dos grandes desafios para quem está começando aprender a tocar teclado ou piano é encontrar a posição das notas nas teclas. Isso acontece porque, a olhos destreinados, as teclas são muito parecidas entre si. Todavia, se observarmos a disposição das teclas brancas e pretas no teclado, poderemos comprovar que existem padrões que são fundamentais na memorização.

Notas Musicais

Como já se sabe, as notas musicais são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si; sete notas que se organizam em ordem de altura conforme a imagem abaixo:

Perceba que as notas musicais são ordenadas de forma crescente, ficando cada vez mais agudas na medida em que se encontram degraus acima.

Observe que na imagem acima há duas setas indicando que, quanto mais abaixo estiver a nota, mais grave será o som, da mesma forma que notas localizadas nos degraus mais altos serão consideradas mais agudas.

Em linguagem coloquial, sons agudos são o que chamamos de “sons finos” e sons graves são o que chamamos de “sons grossos”. Assim sendo, observe como as notas são dispostas essas notas no teclado:

A partir das informações tiradas das duas imagens, pode-se concluir que, as notas do teclado organizam-se da esquerda para a direita em ordem crescente de altura, portanto, a nota mais grave de um teclado será a nota mais à esquerda, ao passo que a nota mais aguda será a última da direita.

Teclas Pretas

A primeira coisa que nos salta aos olhos ao olhar a disposição das teclas no teclado é a relação entre as teclas pretas e brancas. Pode-se perceber que as teclas pretas no teclado colocam-se entre teclas brancas de forma que se organizam em dois subgrupos distintos, um agrupamento de duas teclas pretas intercaladas com teclas brancas e outro de três teclas pretas intercaladas com teclas brancas.

Nessa figura, podemos ver, circulado em vermelho, os subgrupos de teclas pretas, em laranja, temos as teclas brancas que não possuem teclas pretas entre si.

Perceba que entre as teclas pintadas de laranja na imagem acima não há tecla preta. Essa organização torna evidente os agrupamentos de teclas pretas.

Esses agrupamentos, por sua vez, também se intercalam em todas extensão do teclado, gerando uma sequência de doze notas distintas, sete notas representadas pelas teclas brancas e cinco representando as teclas pretas, que se repetem ciclicamente em toda extensão do instrumento.

Notas do teclado numeradas

As teclas pretas têm a função de representar notas intermediárias às que conhecemos, ou seja, uma tecla preta representa um som um pouco mais agudo que a tecla branca vizinha à esquerda e um pouco mais grave que a tecla branca vizinha à direita.

As teclas pretas também funcionam como um mapa, fornecendo dados para que possamos discriminar as teclas brancas. Para saber a posição de uma determinada nota no teclado, é preciso saber o seu posicionamento em relação às teclas pretas.

Localização das Notas no Teclado

A tecla que representa nota Dó sempre estará imediatamente à esquerda da primeira tecla do agrupamento de duas teclas pretas.

Entre as teclas pretas do agrupamento de duas teclas pretas localiza-se a nota Ré .

A nota Mi é localizada à direita da última tecla preta do agrupamento de duas teclas pretas.

Essas são as três notas iniciais que podemos reconhecer usando como referência o agrupamento de duas teclas pretas. Agora, usando como referência o agrupamento de Três teclas pretas temos:

Para localizarmos a tecla correspondente à nota Fá, basta localizar a tecla que fica imediatamente à esquerda da primeira tecla preta do agrupamento de três teclas pretas.

Entre as duas primeiras teclas pretas do agrupamento de três teclas pretas, encontra-se a nota Sol.

A tecla correspondente à nota Lá encontra-se entre as duas últimas teclas pretas do agrupamento de três teclas pretas.

Finalmente, temos a nota Si que se encontra imediatamente à direita da última tecla preta do agrupamento de três teclas pretas.

Um Macete para Facilitar a Memorização

Há um macete que costumo ensinar aos meus alunos para facilitar a memorização do mapa das notas no teclado. Esse macete consiste-se em reconhecer os três formatos básicos das teclas brancas. Observe novamente a figura do teclado:

Perceba que as teclas pretas deformam as teclas brancas na parte superior, criando três formatos de teclas.

TECLAS COM FORMATO DE “L”

Teclas com o formato de “L” são deformadas somente por uma tecla preta que se localiza à direita.

As teclas em formato de “L” são as correspondentes às notas Fá e Lá, as duas teclas se encontram à esquerda de um agrupamento de teclas pretas.

Teclas com Formato de Remo

As teclas em formato de remo são deformadas por duas teclas pretas, tanto à direita quanto à esquerda.
As teclas com formato de remo tem esse nome pois atribuo seu formato a algo parecido com um remo.

Chamamos de teclas com formato de remos, aquelas que possuem a parte superior deformada por duas teclas pretas, gerando um afinamento na parte superior, o que a faz parecida com o formato de um remo. Essas teclas correspondem às notas Ré, Sol e Lá e são, necessariamente, teclas que ficam no meio dos agrupamentos de teclas pretas conforme a figura a seguir:

Teclas em Formato de “J”

As teclas com formato de “J” são deformadas por uma tecla preta na parte superior à esquerda. Sendo assim, as teclas com formato de “J”, necessariamente localizam-se à direita de um agrupamento de notas pretas.

Por último, temos as teclas com o formato parecido com a letra J, correspondentes às notas Mi e Si que se encontram à direita de agrupamentos de teclas pretas.

Formato das teclas na extensão do teclado

Para entender essa lógica, juntemos tudo que apresentamos neste tópico em imagens. Se isolarmos cada subgrupo de teclas pretas teremos:

Perceba como as duas imagens têm grande similaridade

Montando todo o teclado, finalmente teremos a imagem de todas as teclas sob o ponto de vista do formato das teclas brancas.

Tons e Semitons

Compreendida as localizações das notas nas teclas brancas no teclado, falta-nos saber a função sonora das teclas pretas. Para isso, é necessário entender as distâncias intervalares mais elementares, porque, a partir delas podemos intuir de forma mais ágil a posição das notas em relação às teclas pretas.

Distâncias Intervalares

Distâncias intervalares são valores que atribuímos à distância entre duas notas musicais. Essas distâncias são basicamente a razão das frequências sonoras de duas comparadas. Falaremos com maior aprofundamento desse assunto aqui.

Por ora, basta sabermos que para medir distâncias sonoras, usamos como unidade de medida os Tons e Semitons, sendo que:

Semitons

Semitons são a menor distância possível entre duas notas no teclado.

Observando a imagem acima, podemos observar a distância de um semitom entre as notas Mi e Fá e entre Si e Dó.

Tom

A distância de um tom corresponde a dois semitons. Ainda observando a imagem acima, entre Dó e Ré, por exemplo, há a distância de um tom, pois entre a nota Dó e Ré, há uma tecla preta.

Sustenidos e Bemóis

Como já falamos previamente neste post, as teclas pretas representam notas com alturas intermediárias às que conhecemos, estando um semitom acima ou abaixo das notas brancas vizinhas. Para darmos nome a essas notas é necessário entender que, por uma série de fatores que explicaremos em assuntos mais avançados, as notas representadas pelas teclas pretas podem assumir duas possibilidades de nomenclatura, são elas sustenidos e bemóis, sendo assim, essas teclas não possuem nomenclatura fixa.

sustenidos (#)

Chamamos de sustenido todas as notas que estão um semitom acima de suas respectivas alturas originais. Sendo assim, a tecla preta imediatamente à direita da nota Dó, pode ser considerada um Dó#.

Observe que as notas Fá e Dó podem ser consideradas Mi# e Si# respectivamente. Isso se dá porque, as duas notas em questão também estão meio tom acima das notas anteriores. A explicação mais complexa é que, a depender do contexto harmônico em que uma nota estiver inserida, ela pode assumir outros nomes, se adequando às possibilidades que a escala adotada oferece.

Bemóis (b)

Da mesma forma que uma nota sustenida se encontra um semitom acima de sua altura convencional, uma nota bemol estará um semitom abaixo. Se tomarmos como exemplo a nota mi, a tecla preta imediatamente a sua esquerda poderá assumir o nome de Mi bemol.

Da mesma forma que Fá pode assumir o nome de Mi sustenido, a nota Mi pode ser chamada, a depender do contexto, de Fá bemol e Si de Dó bemol.

Em resumo, podemos apresentar todas as informações dadas neste post em uma única imagem:

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2 Comentários


  1. Opa consegui achar a informação correta que estava
    procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
    internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.

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