Sustenido, Bemol, Dobrado Sustenido, Dobrado Bemol

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando estudamos música é reconhecer as notas no instrumento. Como já se sabe, são sete as notas musicais.

As sete notas musicais da escala de Dó

Essas sete notas se repetem durante toda extensão do instrumento, ficando cada vez mais agudas a cada repetição de ciclo, cada ciclo dessas notas é chamado de oitava.

Notas musicais
Perceba que as notas musicais são ordenadas de forma crescente, ficando cada vez mais agudas.

Há, porém, entre as notas que já conhecemos, outras que possuem afinação intermediária, de forma que não são categorizadas com nenhum nome fixo, podendo ser classificadas como sustenidos ou bemóis a depender de um contexto mais amplo.

Podemos visualizar as notas sustenidas e bemóis facilmente no desenho das teclas de um teclado ou piano.

Sustenido e bemol no teclado

O desenho acima representa uma oitava no teclado. As notas brancas representam as sete notas que já conhecemos.

Notas naturais no teclado

As teclas pretas representam, então, notas intermediárias às suas respectivas vizinhas.

Nota Dó sustenido destacado no teclado

A tecla destacada na figura acima representa uma nota um pouco mais aguda que Dó e um pouco mais grave que Ré, essa distância entre as notas brancas da nota preta é chamada de semitom, sendo que, entre Dó e Ré temos a distância de um tom. Compreender essas distâncias é fundamental para a compreensão dos aspectos melódicos e harmônicos da música tonal.

Em suma, sempre que houver uma tecla preta entre duas brancas, a distância entre essas teclas brancas será de um tom, enquanto, se não houver tecla preta entre duas notas brancas, a distância entre elas será de um semitom.

Intervalos entre as teclas brancas do teclado

As notas representadas pelas teclas pretas podem ser nomeadas de duas formas.

Sustenido (#)

Notas sustenidas estão um semitom acima da altura original da nota. A representação de Dó#, por exemplo é feita pela tecla preta à direita da Tecla Dó.

Observe que as notas Fá e Dó podem ser consideradas Mi# e Si# respectivamente. Isso se dá porque, as duas notas em questão também estão meio tom acima das notas anteriores. A explicação mais complexa é que, a depender do contexto harmônico em que uma nota estiver inserida, ela pode assumir outros nomes.

Colocando essas notas em ordem crescente, teremos a seguinte sequência a partir de Dó:

Sustenido

Bemol

Quando a tecla preta representa uma nota um semitom abaixo de sua afinação original, ela representa uma nota bemol.

Notas bemol
Da mesma forma que Fá pode assumir o nome de Mi sustenido, a nota Mi pode ser chamada, a depender do contexto, de Fá bemol e Si de Dó bemol.

bemol

Perceba que na prática a sequência de notas com os sustenidos e a outra com bemóis são iguais, se diferenciando apenas na escolha dos nomes das notas intermediárias.

sustenido e bemol

A partir das informações passadas podemos concluir que a tecla destacada da figura acima pode representar um Dó# ou Réb.

Dó sustenido ou Ré bemol

Há ainda representações de notas que afastam ainda mais de suas respectivas alturas originais.

Dobrado Sustenido

Notas dobrado sustenido estão um tom acima de suas respectivas alturas originais. Uma nota Ré, por exemplo, é enarmônica a Dó dobrado sustenido.

Símbolo do Dobrado Sustenido

A figura acima representa o símbolo gráfico de um dobrado sustenido, porém, por não haver esse caractere nos teclados convencionais, costuma-se colocar um “x” para representar notas dobrado sustenido.

Dobrado sustenido no piano
Dó dobrado sustenido

Dobrado Bemol

Da mesma forma que o dobrado sustenido eleva uma nota um tom acima de sua altura original, o dobrado bemol tem a função de abaixar uma determinada nota a um tom abaixo de sua respectiva altura.

A grafia de um dobrado bemol é feita por dois “b’s” após a nota.

Dó dobrado bemol

Por este post, essas são todas as informações. Tire suas dúvida ou dê sugestões na nossa aba de comentários, será um prazer responder suas perguntas. porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.