Funções Harmônicas- Post Definitivo

Funções Harmônicas são classificações dadas à acordes dentro de um campo harmônico por meio da sua sonoridade e posição.

A música tonal é regida por uma série de conceitos que tem base na nossa percepção das relações entre as notas musicais. Sendo assim, com o passar do tempo, fomos percebendo que entre duas notas musicais formam-se intervalos, e que alguns intervalos tendem a soam de forma mais agradável que outros. A partir dessas percepções, fomos gradualmente sistematizando um modo de fazer música baseado em escalas musicais e acordes.

Como dito em um post anterior, as notas musicais contidas em um arranjo musical vêm necessariamente de uma escala que, grosso modo, é uma série de notas sucessivas que seguem determinadas regras de construção baseada nos intervalos formados entre as notas.

Sabendo o que são e como são formadas as escalas, devemos ressaltar que as notas dos acordes contidos em uma música também partem da escala da tonalidade escolhida, sendo assim, formando um acorde a partir de cada nota da escala, estabeleceu-se um conjunto de acordes padrão para cada tonalidade, esse conjunto de acordes é chamado de campo harmônico.

Funções tonais são, portanto, uma atribuição característica dos acordes dentro de um campo harmônico.

Tonalidade

Toda música construída sob os moldes tonais, necessariamente possuirá uma tonalidade, ou seja, será extraída de uma escala e, consequentemente, de um campo harmônico.

Como há 7 notas em escalas diatônicas e 7 possibilidades de acordes em um campo harmônico, apenas um acorde coincidirácom a tonalidade em todo campo harmônico. Em termos gerais, se pegarmos como exemplo a o campo harmônico de Dó, de todos os acordes contidos nesse campo, somente o acorde de C soará perfeitamente consonante à escala de Dó. Os demais acordes desempenham o papel de dar movimento à harmonia, produzindo intervalos, ora mais agradáveis, ora mais tensos, sendo, nesse caso, o acorde da tonalidade, perfeitamente relaxante ao ouvido.

Para fins de definição, os intervalos mais tensos serão chamados de dissonância e os intervalos mais relaxados, consonância. Falo melhor sobre consonâncias e dissonâncias nesse post.

Observe o campo harmônico formado pela escala de Dó.

Notas da escala de Dó
Notas da escala de Dó.
Campo Harmônico de Dó Maior.

Perceba que há uma variedade de tipos de acordes dentro de qualquer campo harmônico. Em cada grau, um acorde com diferentes características, porém, em todo campo de Dó, Somente o acorde de C7M coincide perfeitamente com a escala de Dó, produzindo consequentemente, som muito agradável ao ouvido.

Apresentação das Funções Harmônicas ou Tonais

São três as funções tonais ou harmônicas contidas em um campo harmônico, são elas:

• Tônica: Representam acordes que soam de forma relaxada, indicando resolução de um trecho musical.
  • Dominante: Responsável pela sensação de tensão, gerando no ouvinte uma necessidade urgente de resolução.
  • Subdominante: indica um afastamento da tônica, porém, sem necessidade urgente de resolução.

As funções harmônicas possuem ainda diferentes intensidades, podendo produzir um efeito forte ou fraco.

Em um campo harmônico produzido por uma escala maior, o I, IV e V graus são preenchidos por acordes maiores, esses acordes naturalmente possuem funções tonais mais características, sendo elas:

Funções Tonais

Grau I, função Tônica forte, grau IV, função subdominante forte e grau V, função Dominante forte.

O grau I, nesse caso é o mais importante porque, além possuir função tônica forte, é o acorde que melhor sintetiza a escala da tonalidade, sendo assim, qualquer acorde que possua alguma semelhança a ele dentro do campo harmônico, herdará a função tônica, porém mais fraca.

Já tratamos das semelhanças entre acordes no post Acordes Relativos e Antirrelativos. Portanto, o acorde relativo e o antirrelativo de C7M também terão função Tônica.

Funções Tonais

No IV grau, temos o acorde de F7M. O acorde relativo de F7M é Dm7, localizado no segundo grau do campo harmônico, portanto, o II grau também terá função Subdominante, porém mais fraca.

Função Dominante

Vale aqui uma atenção especial à função Dominante. Como já foi dito nesse post, acordes dominantes geram a sensação de urgência na resolução. Isso se Dá pelo intervalo gerado entre a terça e a sétima.

No quinto grau do campo harmônico de Dó, temos o acorde de G7.

Formação do acorde de G7

O intervalo de quarta aumentada, também chamado de trítono, é muito dissonante, e o desconforto gerado por esse som é a essência de um acorde dominante.

Há um post neste blog onde falo sobre os trítonos.

O sétimo grau, apesar de não ter nenhuma relação com os outros acordes possui função Dominante meio forte. Essa força relativa é justificada por o acorde em questão possuir um trítonos em sua formação.

Funções Harmônicas

A imagem acima sintetiza todas as informações deste post.

Para estudos detalhados de teoria musical, mantenha-se antenado neste site.

Tire suas dúvida ou dê sugestões na nossa aba de comentários, será um prazer responder suas perguntas. porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.

1. Parabéns pelo conteúdo!!
    Super explicativo e de fácil entendimento. A internet precisa de mais postagens assim.