Escalas Relativas – Todas as Respostas em um Único Post

Tempo de leitura: 2 minutos

Escalas relativas são aquelas que possuem as mesmas notas em suas respectivas fomações. Já falamos em um post anterior sobre acordes relativos. As escalas relativas se comportam da mesma forma, sendo assim, cada escala maior natural, possuirá uma outra escala relativa menor primitiva e vice versa.

A escala Relativa à maior natural, será uma escala menor primitiva com tônica um tom e meio abaixo, portanto, a escala relativa de Dó, será a escala menor primitiva de Lá.

Compare essas duas escalas:

Notas da escala de Dó
Escala de Dó Maior
Menor melódica
Escala de Lá menor primitiva

Perceba que as notas são basicamente as mesmas, o que diferencia é a partir de que tônica a escala é tocada.

Escala maior natural

Agora, vamos comparar as duas escalas do ponto de vista dos intervalos adotados entre as notas.

Intervalos da escala maior melódica
Intervalos da escala menor Natural

Os intervalos que formam a escala maior são, Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e um semitom entre a última nota da escala e a primeira do ciclo seguinte uma oitava acima.

Já a escala menor primitiva é formada pela sequência de intervalos, Tom, Semitom,Tom, Tom, Semitom, Tom e, entre a última nota da escala e a primeira do ciclo seguinte, temos um intervalo de um tom.

Assim sendo, segue em lista todas as escalas relativas entre si para melhor compreensão.

Todas as escalas relativas entre si

Campo Harmônico das Escalas Relativas

Como já sabemos, cada escala produz um campo harmônico com características próprias. A escala de Dó maior, por exemplo, produz um campo harmônico com os acordes, C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7 e Bm7(b5). Como a escala de Lá menor natural, relativa a Dó maior, possui as mesmas notas da escala de Dó, naturalmente, o campo harmônico de Lá menor primitiva possuirá os mesmos acordes do campo harmônico citado em outra ordem.

Obtendo, portanto:

Campo harmônico de Lá menor natural

Compare esse campo harmônico com o de C. Os graus bIII, bVI e bVII recebem o ‘b’ porque estão um semitom abaixo em relação à escala maior.

Com isso, podemos facilitar o processo de memorização dos campos harmônicos menores primitivos, associando-os aos campos harmônicos maiores sendo tocados a partir do grau bVI.

Para estudos detalhados de teoria musical, mantenha-se antenado neste site. tire suas dúvida ou dê sugestões na nossa aba de comentários, será um prazer responder suas perguntas. porque a Escola de Música On tem tudo para você aprender música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *